Blog

Alimentação para Idosos

5 Dicas de Alimentação para Idosos

Junto da idade, chegam mudanças que vêm para ficar.

A chamada terceira idade inclui uma série de limitações corporais, que precisam ser levadas em conta tanto pelo idoso quanto seus responsáveis, por isso é tão importante ter cuidados com a alimentação para idosos.

Mudanças Corporais de Idosos

O processo de envelhecimento traz implicações que vão desde a perda de massa muscular até a redução da mobilidade.

Não raro algumas pessoas precisam fazer uso de bengalas, andadores e até cadeiras de rodas.

Para diminuir o impacto dessas mudanças e aumentar a qualidade de vida de cada idoso, as casas de repouso podem e devem colocar em prática algumas recomendações.

Muitas delas referentes à alimentação — uma área tão vital para a nossa saúde e que, durante a vida adulta, costuma ser deixada de lado.

A capacidade de obter os nutrientes e vitaminas necessários para um funcionamento pleno também é mitigada na terceira idade, forçando algumas pessoas a ingerirem vitaminas.

No entanto, muito do processo de envelhecimento pode ser alterado com simples práticas durante as refeições.

Privilegiar Alimentos com Fibras

O consumo de fibras impacta diretamente na saúde de idosos e não idosos. Não à toa é tão ressaltado por nutricionistas e profissionais da medicina. Sua ingestão infui diretamente no processo digestivo, sendo responsável pelo bom funcionamento ou não do intestino e funções renais.

Reduzir o Consumo de Sal

A diminuição do consumo de sal se faz necessária para uma grande parcela dos senhores e senhoras. Isso porque eles fazem parte da população que mais sofre com a incidência da hipertensão.

A hipertensão arterial é a principal responsável de risco cardiovascular. Por ser uma doença silenciosa, sem exercer alarde em seus portadores, precisa ser controlada de perto. Para isso é essencial o rigor na cozinha.

A Casa de Repouso Morada Primavera, por exemplo, possui cozinheiras profissionais que têm como missão cuidar da alimentação saudável de todos os seus hóspedes.

Trocar a Gordura Ruim pela Gordura ‘Não Prejudicial’

É importante observar o tipo de gordura que o idoso passa a ingerir. Alimentos com a chamada gordura trans, saturada, devem ser substituídos por aqueles com gordura monoinsaturada e poli-insaturada.

Esse tipo de gordura está presente em peixes, frutos do mar, azeite e frutas, principalmente.

Comer mais Frutas e Alimentos Naturais

Aumentar e variar o consumo de frutas é um mandamento universal para todas as idades. A diferença de se fazer isso na velhice está no estado do corpo, mais frágil que nas fases anteriores da vida.

Por isso vale a pena focar em bananas, maçãs, uvas, morangos e demais tipos de frutas e alimentos naturais — como verduras e folhas, por exemplo.

Aumentar o Número de Refeições Diárias

A Casa de Repouso Morada Primavera disponibiliza seis refeições ao dia. A prática inclui café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno. Não pular nenhuma refeição é sagrado!

Isso regula nosso organismo e normaliza nossas funções corporais diárias. A perda de apetite também acomete muitos idosos, deixando-os mais fracos e suscetíveis ao aparecimento de enfermidades.

Casa de Repouso Morada Primavera

Quer mais orientações? Conheça a Casa de Repouso Morada Primavera 

Nós podemos ajudar! Tel: (11) 3023-6825 | Endereço: Av. São Gualter, 1043 – Alto de Pinheiros. São Paulo, SP

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. São Gualter, 1043. Alto de Pinheiros. São Paulo - SP