Blog

casa-de-repouso-para-idosos

6 Coisas que você precisa saber sobre uma casa de repouso para idosos

Conforme a idade avança, a vida pede mais cuidados e segurança, não é mesmo? Por isso, morar sozinho nessa fase, muitas vezes, traz riscos à integridade da terceira idade. Nestes momentos, uma casa de repouso para idosos pode ser uma ótima opção, trazendo mais qualidade de vida.

Mas, antes de qualquer coisa, é necessário ficar atento alguns pontos a respeito da instituição. Confira a seguir 6 coisas que você precisa saber sobre um residencial de idosos:

1. Valores da casa de repouso para idosos

Os valores morais são peças chaves no comportamento e na forma de interação dos grupos sociais. Seja em uma casa de repouso para idosos ou nas demais intuições de diferentes segmentos, tanto as decisões quanto o tratamento com as pessoas que frequentam o espaço recebem, são determinados e desenvolvidos com base nos valores.

Em razão disso, procure conversar com funcionários, moradores, colaboradores, administradores e demais envolvidos com as atividades. Dessa forma, você terá uma noção de qual cenário ela está fundamentada, a metodologia aplicada e ações em relação aos idosos e a rotina, etc. Inclusive, procure observar se o que é dito como valor condiz com a realidade apresentada.

2. Estrutura da casa de repouso

A estrutura organizacional da instituição para idosos, são de total importância para medir a qualidade.  É ideal então que você conheça o espaço e observe quais recursos e benefícios estão disponíveis. É importante se informar de:

  • Quais funções são desempenhadas pelos funcionários e colaboradores;
  • O tamanho da casa, como são divididos os cômodos, quem os compartilha, etc.;
  • Se os cômodos são devidamente adaptados à necessidade do idoso;
  • Se há espaço externo para os idosos tomarem sol, jardim ou alguma área verde;
  • Em geral, como são organizadas as tarefas dos funcionários e moradores, e  em quais os horários;
  • Como é feita a limpeza do local e de quanto em quanto tempo;
  • Quais as principais regras da instituição;
  • Qual a localização do residencial para idosos. Se ele possui fácil acesso, se o bairro é tranquilo, como é a vizinhança, etc.

3. Visitas

Saber como funciona as visitas é uma das informações mais importantes. Afinal, você precisa garantir que terá o máximo de liberdade possível para visitar aquele ente tão querido e especial que se mudou para um lar de idosos.

Afastar-se de seus parentes e amigos é uma das partes mais difíceis para o idoso. Por essa razão, quando os lares liberam visitar diárias eles têm a chance de ver com mais frequência as pessoas que ama, conversar, informar como está sendo tratado e se sentir mais próximo de quem é importante. Isso faz toda diferença em seu emocional. 

4. Cuidados com a saúde e integridade

A saúde é um das questões mais delicadas que envolvem os idosos. Nessa fase da vida, eles ficam muito suscetíveis a desenvolverem patologias, infecções, sofrerem acidentes domésticos como quedas, fraturas, entre outros. Com isso, são necessários cuidados especiais para as tarefas, combater doenças e dificuldades já existentes ou prevenir-se deles e também emergências.

Por isso, é preciso checar se a casa de repouso para idosos têm enfermeiros de plantão 24 horas, acompanhamento periódico ao médico, fisioterapeuta, e demais profissionais que colaboram para a saúde e integridade dos idosos.

5. Combate ao sedentarismo  

Saúde mental e emocional é tão importante aos idosos quanto à saúde física. Afinal, o isolamento e sedentarismos são inimigos perigosos. Eles podem comprometer, e muito, o bem estar da terceira idade.

Depressão, tristeza, sentimento de invalidez e perda da autonomia são algumas entre tantas consequências que uma vida sem estímulos pode causar.

Dessa forma, é importante que a casa de repouso ofereça atividades recreativas e terapia ocupacional. Ambas são modalidades essenciais para que os idosos sejam estimulados. Eles têm mais contato com os demais moradores, se mantêm ativos, sentem prazer e têm boas experiências com o passar dos dias. Atividades físicas, alongamentos, passeios, entre outros programas, também são excelentes para que os idosos preencham seu tempo com satisfação.

6. Alimentação

No dia a dia muitos idosos acabam trocando uma refeição pela outra ou recusam a se alimentar. Isso ocorre por diversos motivos que estão ligados a idade avançada. Exemplos: perda do apetite, dificuldade para mastigar, digestão lenta, etc.

Quando os idosos não se alimentam adequadamente, ficam muito mais expostos a perda excessiva de peso, doenças e demais complicações. Então, o nutricionista ocupa um cargo indispensável nessa fase.

Ele é capaz de identificar as necessidades individuais de cada morador, estabelecer dietas balanceadas, ricas e nutritivas. Também desenvolve estratégias para que a alimentação fique mais atrativa e saborosa. Assim, cada idoso pode receber os benefícios vindos de uma alimentação saudável feita especialmente para eles.

Conheça a Casa de Repouso Morada Primavera

A Morada Primavera é uma casa de repouso para idosos que fica numa região privilegiada tranquilo e residencial de São Paulo, o Alto de Pinheiros. A casa possui toda estrutura necessária e cuida de cada detalhe que envolve o bem estar de seus moradores.

Entre já em contato e marque uma visita! Você vai se encantar com a inovação e dedicação da Morada Primavera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. São Gualter, 1043. Alto de Pinheiros. São Paulo - SP