Como a Terapia Ocupacional para idosos resgata a autonomia na terceira idade?

Terapia Ocupacional para idosos

A terapia ocupacional inclui diferentes tratamentos e atividades que ajudam na melhoria da qualidade de vida de crianças, idosos e demais pessoas com dificuldades ou deficiências. A terapia ocupacional para idosos promove um envelhecimento mais saudável com base em atividades de reabilitação.

As técnicas e procedimentos utilizados na terapia ocupacional variam de acordo com as necessidades de cada paciente. Mas todas as atividades têm um objetivo em comum: resgatar a autonomia nas rotinas diárias, que vai sendo perdida ao longo dos anos com a chegada de certas condições incapacitantes.

Confira neste artigo os benefícios proporcionados pela terapia ocupacional aos idosos!

Terapia ocupacional para idosos ajuda a desenvolver habilidades

O processo de envelhecimento causa uma série de consequências que comprometem a capacidade funcional do corpo humano. Para alguns idosos, fazer pequenas atividades domésticas, subir escadas ou até mesmo alimentar-se sozinhos pode ser um grande desafio.

Mas é possível, por meio da terapia ocupacional, recompor, desenvolver e reforçar capacidades funcionais, que incluem a fala e os movimentos corporais. Com atividades de estimulação das habilidades cognitivas e motoras, os idosos ganham mais autonomia e se tornam mais produtivos.

Benefícios da Terapia Ocupacional para idosos

O primeiro benefício da terapia é que ela pode ajudar a superar os desafios da rotina cotidiana, como tomar banho, vestir-se e alimentar-se. Além disso, as estratégias são desenvolvidas de forma a resolver problemas como dor crônica, artrite e outros problemas típicos do envelhecimento.

A terapia tem um impacto melhor na saúde mental e física das pessoas idosas. As técnicas e dispositivos educativos usados ​​durante a terapia promovem a longevidade, facilitam o estilo de vida mais saudável e fazem com que os idosos sintam a maior qualidade de vida.

A terapia também auxilia em outras questões:

– Adaptação do ambiente: Os terapeutas tornam a rotina dos idosos muito mais simples com uso de dispositivos adaptados e ambientes personalizadas para as necessidades do indivíduo mais velho.

– Os terapeutas ajudam a fornecer assistência na manutenção de um ambiente equipado com meios específicos que podem ajustar-se de acordo com as mudanças sensoriais relacionadas à idade e apoiam processos associados à aprendizagem de pessoas idosas.

– Prevenção de quedas: a terapia ocupacional ensina aos idosos (deficientes visuais, auditivos ou com outro tipo de deficiência) como permanecer ativos, aplicando várias técnicas e métodos para evitar quedas.

Terapia ocupacional com uso de atividades de recreação

A prática de atividades de recreação é importante para o processo de reabilitação física e mental dos idosos. O grupo da Terceira Idade que pode usufruir da estrutura de uma casa de repouso – como a Morada Primavera – normalmente passa por atividades que têm como objetivo trabalhar a memória e as habilidades motoras e cognitivas.

A melhora das competências físicas e emocionais é conseguida com atividades simples, que incluem dança, jogos de xadrez, dominó, bingo, palavras-cruzadas e baralho.

Essas atividades são desenvolvidas na Casa de Repouso Morada Primavera. Os idosos acompanhados pela nossa equipe de médicos, cuidados, nutricionistas e terapeutas são atendidos com terapia ocupacional, o que lhes oferece mais qualidade de vida e bem-estar!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!