Jogos de Tabuleiro e Cartas que ajudam a memória dos idosos

Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade que residem em uma casa de idosos. Além de promover maior interação entre os residentes, os jogos interativos, como cartas e tabuleiro, beneficiam os mais velhos de diversas formas. 

Por isso, normalmente uma casa de repouso para idosos prioriza as atividades que estimulem o corpo e também a mente. Assim, senhores e senhoras contam com mais qualidade de vida dentro das instituições.

Mas você sabe como os jogos interativos, de cartas, de tabuleiro e outros, melhoram a vida dos idosos? Vamos saber um pouco mais neste post da Morada Primavera!

Por que os idosos perdem a memória?

Perder a memória conforme a idade avança é algo normal em razão da deterioração progressiva de algumas partes do cérebro, como o hipocampo, região que é responsável pela formação e recuperação de memórias.

Além disso, há  uma redução do fluxo sanguíneo para o cérebro e também a diminuição da produção de hormônios essenciais para proteger, renovar e estimular o crescimento das células.

Contudo, a perda de memória pode ser retardada de várias formas, especialmente quando colocamos nosso cérebro para “funcionar”. E os jogos de memória ajudam muito nisso! 

Vantagens dos jogos recreativos para o público da Terceira Idade em Casa de Idosos

As atividades recreativas e lúdicas geram grandes melhorias para a mente dos residentes em asilos para idosos. Essas atividades, de fato, são de extrema importância para prevenir doenças senis e treinar a capacidade mental e motora da terceira idade. 

Além disso, essas atividades, incentivadas por especialistas e pelos cuidadores, melhoram a memória e o raciocínio lógico. Sem contar que também são uma forma de melhorar a convivência em grupo. 

Assim, algumas simples dinâmicas para idosos são capazes de exercitar diversos aspectos físicos e mentais, trazendo muito mais diversão à rotina deles. 

Quais jogos oferecer aos idosos?

Existem muitos tipos de atividades em que os idosos podem colocar a mente e o corpo em movimento, como a dança, por exemplo. 

No entanto, devido à idade avançada e outras complicações de saúde, nem todos podem realizar atividades mais intensas e em pé. 

Sendo assim, a melhor opção para mantê-los ativos é a busca por jogos de cartas e de tabuleiro, que entretém e ainda estimulam a parte cognitiva. E certamente são atividades recreativas que podem ser feitas com mais conforto e com pouca mobilidade. 

Outros exemplos de jogos e dinâmicas específicos para os idosos em residenciais de idosos em São Paulo são: 

  • Dominó;
  • Baralho;
  • Jogo da memória;
  • Xadrez e dama;
  • Palavras-cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Sudoku.

Esses jogos podem ser praticados com os idosos em espaços diferentes, como na própria casa em que residem, em praças públicas e nos locais onde eles gostam de frequentar. 

Mas sabemos que muitas pessoas da Terceira Idade não podem mais viver sozinhas em casa. Por isso, as clínicas de repouso como a Morada Primavera são uma boa escolha.

Porque além da assistência completa, eles terão a oportunidade de praticar atividades e jogos dinâmicos que mantenham sua saúde mental e emocional. 

Dinâmica para Idosos ajuda a evitar a depressão

O convívio social é muito importante para a Terceira Idade. Afinal, os jogos auxiliam na comunicação e contato com outras pessoas, dando ao idoso a sensação de pertencimento de um grupo. 

Do mesmo modo, as dinâmicas para idosos fazem com que todos tenham um momento juntos. Com isso, podem utilizar suas capacidades de memória e trabalho cerebral.

Outro fator importante da dinâmica para idosos é o fato de que essas atividades podem diminuir os riscos de doenças mentais como o temido mal de Alzheimer.

Familiares também podem participar da diversão nas Casas de Idosos

A presença de familiares na vida do idoso é muito importante para incentivá-los a continuar exercendo suas atividades diárias. 

Logo, isso também ajuda na aproximação não só dos filhos, mas também dos netos e outros familiares. Então, nada melhor do que aproveitar os momentos em que os idosos estão jogando e se divertindo para reunir alguns familiares com eles. 

A participação dos familiares nos jogos também cria momentos únicos e especiais para todos, de maior união e afeto. O que é muito importante para evitar depressão e ansiedade em senhoras e senhoras que moram em uma casa de idosos

A Casa de Repouso Morada Primavera incentiva toda e qualquer forma de jogos para idosos que ajudem em sua saúde mental e trabalhem suas relações pessoais. Venha conhecer nossa grande família!

Casa de Repouso Morada Primavera

Nossa Casa de Repouso Morada Primavera está localizada em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo.

Topo

10 coisas sobre casa de repouso que você não sabia

Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…

3 anos atrás

6 Coisas que você precisa saber sobre uma casa de repouso para idosos

Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…

3 anos atrás

O que levar em consideração antes de escolher um Asilo para Idosos?

A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…

3 anos atrás

O que é Essencial na Hora de Encontrar uma Casa de Repouso?

Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…

3 anos atrás

Benefícios que o Pilates pode trazer na terceira idade

O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…

3 anos atrás

Os 11 Principais exames de saúde que devem fazer parte da rotina de um idoso

Saúde e qualidade de vida dependem de uma série de cuidados com o corpo, especialmente…

3 anos atrás