Diferenças entre contratar uma Enfermeira Particular e optar por uma casa de repouso?

Diferenças entre contratar uma Enfermeira Particular e optar por uma casa de repouso?

Quando a idade avança, o corpo naturalmente se modifica. Surgem então dificuldades para que ele consiga executar as tarefas, até mesmo aquelas mais simples. Por isso, surge a dúvida de qual é a melhor opção para atender as necessidades de seu ente querido. Afinal, contratar uma enfermeira ou contar com a estrutura de uma casa de repouso?

Casa de repouso x enfermeira particular:

Uma casa de repouso mudou bastante hoje em dia, inclusive, se engloba no que hoje chamamos de ILP (Instituições de longa permanência para idosos). Em uma ILP há uma série de recursos e metodologia que deixa para trás aquela visão de asilo, onde há abandono da terceira idade.

Na casa de repouso, o paciente tem acesso imediato a todos os serviços e recursos prescritos pelo seu médico responsável. No caso de uma enfermeira particular em domicílio, quando suas necessidades estão acima das competências desta profissional, o idoso tem que esperar até que outro profissional se desloque até ele.

A função da enfermeira particular é exercida de forma contínua, e ela acaba se tornando singular na responsabilidade e administração da rotina e cuidados. Essa carga de atribuições sobrecarrega a profissional e limita as alternativas de medidas reparadoras ao idoso.

Já em uma casa de repouso, o trabalho tão importante da enfermagem está englobado a uma equipe multidisciplinar. Essa estreita relação com outros profissionais (médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, etc.) amplia as possibilidades de intervenção junto ao paciente. O trabalho concentra observações e ações sobre cada idoso, melhorando de forma integral a sua qualidade de vida.

O que é importante saber a respeito da casa de repouso?

A primeira coisa que se deve saber é se a instituição possui cadastro na vigilância sanitária municipal. Esse órgão é responsável em autorizar o funcionamento da casa.

Em seguida, deve-se marcar uma visita ao local, e conhecer as instalações com bastante atenção. Dê preferência às casas que não possuem escadas ou que não tenham muitos andares. Mas, se existirem andares, as janelas devem estar protegidas.

É muito importante também checar a higiene do local. As paredes não podem ser mofadas, as roupas de cama precisam sempre ser trocadas, etc. Não se esqueça de analisar se o ambiente é claro, se os móveis estão conservados, aconchegantes, e se o local dá a sensação de lar.

Sobre a alimentação, de acordo com a RDC da ANVISA, o idoso deve ter seis refeições diárias, sendo necessário o acompanhamento de um nutricionista. Outro ponto importante é que não tenham restrições quanto aos horários das visitas.

Como vimos, uma casa de repouso oferece muitos recursos e soluções para o dia a dia do idoso. Como algumas casas são mais estruturadas que as outras é preciso levar em conta todas as vantagens que cada uma oferece. Dessa forma, é muito mais fácil acomodar um ente querido em um local apropriado.  

A Morada Primavera entende que o idoso precisa de cuidados integrais, e que uma equipe multidisciplinar, da qual se preocupa com todos os detalhes da sua vida faz toda diferença. Por isso, aqui, seu estado físico, espiritual e emocional é igualmente levado em consideração.

Deixe uma resposta

Fechar Menu