Jogos de Tabuleiro e Cartas que ajudam a memória dos idosos

Jogos de Tabuleiro e Cartas que ajudam a memória dos idosos

As atividades para idosos são de extrema importância para prevenir doenças senis e treinar a capacidade mental e motora da terceira idade. Elas devem ser incentivadas pelos familiares e colegas a fim de trabalhar as atividades em grupo, memória e raciocínio lógico. Algumas simples dinâmicas para Idosos são capazes de exercitar diversos aspectos físicos e mentais, evitando doenças e trazendo diversão à terceira idade.

Quais são os jogos preferidos dos Idosos?

São muitas as atividades para idosos que trabalham a movimentação e memória, como a dança por exemplo, prolongando sua saúde mental. Porém, alguns idosos já não tem a capacidade de manterem-se de pé sozinhos.

A grande vantagem dos jogos de tabuleiro e cartas é o fato de que o idoso que possui pouca mobilidade pode participar sem sentir dificuldades. Muitos idosos possuem mobilidade reduzida e o fato de estarem sentados confortavelmente faz com que sintam-se bem para participar dos jogos.

As Dinâmicas para Idosos que fazem mais sucesso são: baralho, dominó, jogo da memória, palavras-cruzadas, damas e xadrez. Além de auxiliar no raciocínio, essas atividades para idosos permitem a socialização, criando laços de amizade que são muito importantes para eles.

Muitas vezes os idosos podem nem perceber o uso de funções motoras e cognitivas durante os jogos, porém elas são ideais para o desenvolvimento de uma partida. Os jogos podem ser praticados em praças públicas, casa de colegas ou até mesmo em uma Casa de Repouso. É importante criar momentos de diversão entre os idosos para ajudá-los na saúde mental.

A participação de familiares nos jogos também cria momentos únicos e especiais para todos. A presença de familiares na vida do idoso é muito importante para incentivá-los a continuar exercendo atividades diárias e faz com que eles estejam mais próximos do dia a dia do idoso. Desenvolvendo o relacionamento interpessoal com os netos e filhos.

Dinâmica para Idosos é uma estratégia contra a depressão

O convívio social é muito importante para a terceira idade. Os jogos auxiliam na comunicação e contato com outras pessoas, dando ao idoso a sensação de pertencimento de um grupo. As dinâmicas para idosos fazem com que todos tenham um momento juntos e possam utilizar suas capacidades de memória e trabalho cerebral.

A comunicação nos jogos é importante aos idosos que trabalham a fala e organização de pensamento lógico, evitando que áreas do cérebro se atrofiem. Outro fator importante da dinâmica para idosos é o fato de que essas atividades podem diminuir os riscos de doenças mentais como o temido mal de Alzheimer.

Como as Dinâmicas para Idosos podem ser usados em uma Casa de Repouso?

Diversos fatores fazem com que as dinâmicas para idosos sejam incentivadas por médicos, psicólogos e até mesmo pelos terapeutas ocupacionais. Em uma Casa de Repouso, as atividades para idosos fortalecem os laços de amizade, geram a sensação de cooperação e trabalham o desenvolvimento motor dos idosos.

A Casa de Repouso Morada Primavera incentiva toda e qualquer forma de jogos para idosos que ajudem em sua saúde mental e trabalhem suas relações pessoais. Venha conhecer nossa grande família!

Deixe uma resposta

Fechar Menu