Não consegue encontrar casa de repouso para o seu parente? Veja 5 dicas para achar a melhor!

Não consegue encontrar casa de repouso para o seu parente? Veja 5 dicas para achar a melhor!

Na hora de procurar por uma casa de repouso para o seu ente querido, com certeza você estará preocupado em oferecer a melhor opção possível, afinal, uma mudança residencial na terceira idade envolve preocupações além da necessidade de garantir os cuidados básicos do idoso.

Atentar-se aos detalhes que envolvem uma clínica geriátrica, fazendo uma pesquisa aprofundada, faz toda a diferença na hora de escolher qual a clínica ideal, e para lhe ajudar nessa tarefa separamos 5 dicas preciosas que prometem facilitar as coisas:

1. Conheça histórico e valores

Se uma empresa precisa contratar funcionários, inicia-se um processo seletivo com entrevistas com os candidatos, currículos analisados e experiências anteriores consideradas. Quanto mais informações o contratante possuir sobre os candidatos, maior a possibilidade de selecionar o perfil ideal.

Essa busca por compatibilidade entre as ofertas do mercado e o interesse do contratante deve ser encarada da mesma forma quando se trata de escolher uma casa de repouso. Quanto mais se sabe a respeito do local de destino do seu ente querido, mais segura toda a família irá se sentir.

Verifique se o local possui site ou blog, se está vinculado às redes sociais e outras mídias. Esse costuma ser o cartão de visitas do estabelecimento e traz muitas informações relevantes a respeito dos seus valores.

Veja o que as pessoas estão falando e se existem reclamações sobre a casa de repouso. Informe-se sobre as origens do estabelecimento, tempo de mercado, perfil dos idosos que ali residem, número de hóspedes e a média de tempo de habitação.

2. A saúde vai bem?

Certifique-se de que o local fornece atenção e cuidados redobrados, consultas médicas frequentes, enfermeiras técnicas e padrão 24h, alimentação balanceada, etc. Esses serviços devem marcar presença no dia a dia da terceira idade para manter calibrada a saúde, ajudar no tratamento de doenças crônicas e enfermidades.

É muito importante verificar se a casa de repouso respeita as normas que a ANVISA estabelece desde 2005:

  • Corrimão em todas as escadas;
  • Pisos adequados (antiderrapante);
  • Janelas protegidas por redes ou grades;
  • Janelas protegidas por redes ou grades;
  • Campainha ao lado das camas;
  • Vacinação.

3. Desenvolvimento e estímulos

Na velhice o corpo passa a ter limitações que dificultam a execução de muitas tarefa, o que pode provocar a perda de autonomia e o aumento da sensação de invalidez. A casa de repouso precisa se abastecer de medidas que minimizem essas dificuldades.

Pergunte se o local oferece terapia ocupacional, atividades recreativas, oficinas, musicoterapia, etc. As clínicas geriátricas devem se preocupar em estimular raciocínio, coordenação motora e criatividade.

4. Visitas e integração social

O emocional do idoso precisa ser priorizado pois a mudança de endereço e rotina, somada ao distanciamento da família, pode gerar melancolia e dificuldades na adaptação. Em casos agravantes, o idoso pode adoecer e se isolar, e até mesmo desenvolver transtornos como ansiedade e depressão. Por isso é importante atentar como a casa lida com essas questões e quais os métodos adotados.

A casa de repouso deve permitir visitas diárias para familiares e amigos, elaborar atividades que conectem seus moradores, dispor de ambientes agradáveis e confortáveis — além de áreas externas com jardins e plantas, espaço para leitura, conversa e banho de sol.

5. Localização e referências do bairro

Por último e não menos importante, a localização da casa de repouso precisa ser avaliada, afinal estamos falando de clínicas de repouso em São Paulo, uma capital populosa que traz consigo uma série de pequenas complicações que vão de segurança ao trânsito intenso.

Tenha conhecimento sobre a infraestrutura do bairro onde a clínica geriátrica se encontra: se contém hospitais e clínicas médicas, supermercados, farmácias e outros serviços, se é um bairro tranquilo e se o transporte público chega com facilidade.

Agora que você sabe tudo isso, fale com a gente. Podemos ajudar!

Estamos lhe convidando a conhecer a Morada Primavera, nossa casa de repouso no alto de Pinheiros — não apenas uma casa para idosos, mas uma casa pensada para idosos!

Acesse nosso site e confira os nossos serviços ou ligue para conversar conosco. Você vai se encantar com o nosso espaço.

Tel: (11) 3023-6825
Endereço: Av. São Gualter, 1043 – Alto de Pinheiros. São Paulo, SP
Email: moradaprimavera@gmail.com

Deixe uma resposta

Fechar Menu