Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais em idade avançada, pensa em contar com o suporte de uma casa de repouso para cuidar deles?
Essa realidade é vivida por muitas pessoas no país todo e por uma razão simples: a expectativa de vida da população aumenta a cada ano.
Assim, já que mais e mais pessoas chegam à Terceira Idade, nada melhor do que conhecer a fundo alguns aspectos sobre uma casa de repouso para idosos.
Afinal, um residencial de repouso para idosos pode ser uma ótima opção, trazendo mais qualidade de vida às mais velhos!
O primeiro passo que garante a idoneidade de um residencial de idosos é a apresentação do Cadastro Ativo e Licença de Funcionamento da instituição. Essa licença deve ser expedida pela Vigilância Sanitária da região onde se situa a instituição.
Assim, antes de visitar qualquer asilo, pesquise quais deles possuem cadastro ativo, evitando problemas futuros e perda de tempo.
A estrutura física e a organização de uma instituição que cuida de idosos são de grande importância para a qualidade do local.
Portanto, o mais indicado é que familiares e o próprio idoso conheçam o espaço e observem quais recursos e benefícios são oferecidos. Por exemplo:
A saúde é uma das questões mais delicadas que envolvem os idosos. Nessa fase da vida, eles ficam muito suscetíveis a desenvolverem patologias, infecções, sofrerem acidentes domésticos como quedas, fraturas, entre outros.
Por isso, é preciso checar se a casa de repouso para idosos em SP têm cuidadores capacitados, além de acompanhamento periódico com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.
Os valores morais são peças-chaves no comportamento e na forma de interação dos grupos sociais. Logo, isso também vale para uma casa de repouso para idosos ou para as demais intuições de diferentes segmentos.
Cabe lembrar que as decisões e o tratamento com as pessoas que frequentam o espaço são determinados e desenvolvidos com base nos valores.
Em razão disso, procure conversar com funcionários, moradores, colaboradores, administradores e demais envolvidos com as atividades.
Dessa forma, você terá uma noção de qual cenário ela está fundamentada, a metodologia aplicada e ações em relação aos idosos e a rotina deles.
Inclusive, procure observar se o que é dito como valor condiz com a realidade apresentada.
Este é um ponto a ser avaliado por parentes e até pelos próprios residentes, se ainda tiverem condições de avaliação própria. Vale lembrar que nem todos os asilos de idosos em SP ou residenciais contam com estrutura médica para idosos acamados.
Neste caso, o recomendado é que sejam destinados a clínicas geriátricas mais bem equipados e com assistência de enfermeiros e médicos 24 horas.
Já no caso das pessoas da Terceira Idade que não possuem debilidades maiores, os residenciais são capazes de atender as expectativas plenamente.
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…
Saúde e qualidade de vida dependem de uma série de cuidados com o corpo, especialmente…