Para que um indivíduo tenha uma velhice saudável e lúcida é necessário estimular sua inteligência intelectual, pois a falta de concentração e memória é muito comum na terceira idade.
Conforme o indivíduo vai envelhecendo, seu organismo também vai sofrendo mudanças e a falta de memória (principalmente a recente), acaba sendo uma das consequências.
Muitas vezes, as pessoas atribuem esses episódios de esquecimento a famosa doença conhecida como Alzheimer, porém, antes de se preocupar com isso é recomendável à avaliação de um especialista.
Para os casos que não estão ligados ao Alzheimer, há possibilidade de estimular a memória e concentração de um idoso por meio de diversas atividades.
Todo esse estímulo cognitivo, pode ajudar os idosos e familiares a melhorar os problemas relacionados à memória, concentração, emocional etc.
Ou seja, além de exercitar o cérebro, também realiza uma manutenção para que o indivíduo tenha uma melhor qualidade de vida.
Imagine que nosso cérebro é um músculo, se não exercitarmos os nossos músculos com o tempo ele vai atrofiando e ficando flácido. Nosso cérebro não poderia funcionar diferente.
É muito importante que ele seja exercitado durante toda a vida, principalmente na terceira idade, assim, as chances de problemas com memória diminuem.
Veja as cinco dicas que a Casa de Repouso Morada Primavera separou para mostrar como é possível estimular a atividade intelectual em terceira idade:
Um dos recursos mais utilizados para exercitar a mente de um idoso são os jogos, essas “brincadeiras” fazem com que eles se esforcem para pensar e trabalhe o cérebro.
Entre os mais diversos jogos, pode ser usado, jogo da memória, quebra-cabeças, dama, xadrez, caça-palavra, entre outros;
Incentive o idoso a escrever cartas para amigos e familiares. O ato da escrita beneficia o idoso ajudando-o a se expressar, se comunicar e organizar seus pensamentos.
Outra ótima maneira para treinar a concentração é por meio do artesanato e, nesse caso vale tudo, bordado, crochê, pintura etc;
A leitura ajuda na manutenção do cérebro e na capacidade de memorização, além de estimular a criatividade do idoso.
Cuidar da saúde, bem como, a alimentação também ajuda a manter o cérebro saudável. Consumir alimentos que estimulam os neurônios é fundamental para ter uma boa memória.
A Casa de Repouso Morada Primavera oferece diversas atividades para ajudar os idosos no estímulo do intelecto.
Com profissionais especializados no bem estar da terceira idade, são oferecidos diariamente tarefas como jogos, bordados e outras atividades com foco na qualidade de vida dos idosos.
Por isso, se você procura por um ambiente onde seu ente querido será tratado com todo cuidado e carinho, entre em contato conosco e conheça mais!
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…