Categorias: Casa de Repouso

Benefícios da relação entre animais de estimação e idosos

Você sabia que a presença de animais de estimação na casa de um idoso gera grandes impactos positivos em sua vida? Leia o artigo da Casa de Repouso para idosos Morada Primavera e veja como os pets podem ajudar e quais os mais indicados:

Os animais de estimação fazem a alegria de qualquer casa e, tem ajudado muitos idosos a terem uma melhor qualidade de vida longe da depressão e outras doenças. 

De acordo com muitos especialistas no assunto, a convivência com os pets faz com que um indivíduo libera um hormônio chamado serotonina (responsável pelas questões comportamentais como, sono, humor, bem-estar,etc). 

Desse modo, um animal de estimação pode ser um grande aliado do idoso e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida

E isso tem fundamentos científicos, segundo uma pesquisa realizada em realizada pelo Instituto de Pesquisa Médicas Baker na Austrália, os animais conseguem diminuir o esgotamento físico e mental das pessoas que estão na terceira idade. 

Durante o estudo eles examinaram cerca de 5 mil adultos e idosos, sendo que 784 deles possuam algum animal de estimação.

E assim, concluíram que as pessoas que tinham animais de estimação apresentaram um índice de triglicerídeos baixo (um dos fatores que podem levar a diabetes), menor pressão arterial entre outros benefícios. 

Benefícios de um animal de estimação na terceira idade

Os animais de estimação fazem a alegria da casa de qualquer pessoa, e para os idosos, podem trazer ainda mais benefícios ao seu convívio como: 

  • Prevenir depressão;
  • Deixar o idoso mais sociável;
  • Diminui o sedentarismo;
  • Reduz o estresse;
  • Exercita a memória.

Quais os pets mais indicados para os idosos?

Já sabemos o quanto um animal de estimação é benéfico na vida de um idoso, porém, é importante ficar de olho em qual animal escolher, para não sobrecarregá-los. 

Pois, dependendo do pet ele pode deixar o indivíduo mais preocupado do que relaxado. Por esse motivo, os especialistas recomendam alguns animais, tais como: 

Gatos

Os felinos são muito indicados para os idosos que possuem dificuldades de locomoção, pois, eles não possuem a necessidade de tê-los que levar para passear. 

São animais independentes e, super higiênicos. 

Pássaros

Esse também é um dos animais mais indicados para ser companhia de idosos, principalmente, para aqueles que não conseguem se locomover normalmente. 

Seus cuidados são simples, basta colocar água, ração e limpar a gaiola. Além disso, seus cantos podem deixar os idosos ainda mais relaxados e felizes. 

Cachorro

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. E ele pode ser o melhor amigo dos velhinhos também. 

Com um cão os idosos podem deixar o sedentarismo de lado para levá-los para passear, são atenciosos e carinhosos e com isso ajuda a chance dos idosos terem depressão. 

O ideal é que os idosos adotem cachorros já adultos. 

Terapias utilizadas com animais

Hoje em dia existem também algumas terapias que usam os pets como principal fator terapêutico, como, por exemplo, o TAA (Terapia Assistida por Animais). 

Conhecido como um tratamento para variados tipos de doenças e que influencia diretamente no bem-estar dos idosos, agindo na saúde física, emocional e cognitiva. 

Muitos hospitais e casa de repouso para idosos utilizam essa linha de terapia com seus pacientes que recebem a visita dos pets por algumas horas. 

Casa de repouso para idosos especializada em qualidade de vida dos idosos

A casa de repouso para idosos Morada Primavera é referência em cuidados para idosos desde 2003 e conta com uma equipe altamente especializada para cuidar do seu ente querido conforme sua necessidade. 

Conheça nossa casa de repouso!

Casa de Repouso Morada Primavera

Nossa Casa de Repouso Morada Primavera está localizada em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo.

Topo

10 coisas sobre casa de repouso que você não sabia

Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…

3 anos atrás

6 Coisas que você precisa saber sobre uma casa de repouso para idosos

Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…

3 anos atrás

O que levar em consideração antes de escolher um Asilo para Idosos?

A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…

3 anos atrás

Jogos de Tabuleiro e Cartas que ajudam a memória dos idosos

Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…

3 anos atrás

O que é Essencial na Hora de Encontrar uma Casa de Repouso?

Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…

3 anos atrás

Benefícios que o Pilates pode trazer na terceira idade

O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…

3 anos atrás