Nunca é tarde demais para começar a cuidar do corpo e da mente. A prática de atividades para idosos pode prevenir doenças, aumentar a longevidade e melhorar o bem-estar físico e mental de quem já passou dos 60 anos.
O recomendado é que os idosos se exercitem por pelo menos 30 minutos, diariamente. Os exercícios podem incluir caminhadas, pedaladas, musculação e até atividades de maior impacto, dependendo das condições físicas do indivíduo.
Confira, neste artigo, as melhores atividades para idosos com a finalidade de ter um envelhecimento saudável.
Estudos apontam que, em comparação com homens e mulheres menos ativos, os adultos mais velhos que são fisicamente ativos têm menores taxas de mortalidade em função de doenças coronarianas, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e câncer de mama.
Os indivíduos da Terceira Idade que praticam atividades regularmente apresentam maior nível de aptidão cardiorrespiratória e muscular, além de mais massa corporal.
Ao fortalecer os músculos, eles estão mais protegidos de doenças como artrose e têm menos chances de fraturas nos ossos, em casos de queda. Aliás, até mesmo as chances de queda são reduzidas, uma vez que os exercícios melhoram o equilíbrio e a força.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Para melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população, são recomendados alguns tipos de atividades, como veremos abaixo.
A hidroginástica promove um trabalho de força e equilíbrio, fortalecendo os músculos de quem tem mais idade. Este é um exercício de baixo impacto, haja vista que a água reduz o impacto dos movimentos.
A dança é uma atividade que proporciona prazer, diversão e movimenta o corpo, melhorando a coordenação. Além disso, é uma atividade que possibilita a socialização com outras pessoas de diversas faixas etárias.
Estudos comprovam que os exercícios de musculação leves a moderados podem ajudar as pessoas a superar os efeitos incapacitantes da artrite. Isso acontece porque, à medida que os músculos se fortalecem, eles sustentam os ossos, as articulações e a cartilagem. Além disso, quando os ossos são colocados sob estresse, eles também se fortalecem e crescem.
Essa é uma atividade com baixo risco de lesão, assim como a hidroginástica. A natação trabalha com a musculatura de uma forma global, sendo perfeita também para promover melhorias no equilíbrio dos idosos.
Para os idosos que estão em casas de repouso, o ideal é que eles sejam incentivados à prática de exercícios físicos. O grupo da Terceira Idade deve passar por uma avaliação clínica, que vai ajudar a definir qual a melhor atividade para eles. No Residencial Morada Primavera, os idosos participam de atividades recreativas, que incluem a dança como uma atividade revigorante.
Venha conhecer de perto a Casa de Repouso Morada Primavera, um residencial com a estrutura completa para seu ente idoso ter uma ótima qualidade de vida!
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…