Manter uma dieta balanceada e o corpo ativo com a prática de exercícios físicos é a maior recomendação médica dada nos consultórios mundo a fora para ter a qualidade de vida, e não é por acaso.
Com o ganho de peso, doenças como diabetes e hipertensão podem aparecer e interferir na qualidade de vida dos idoso, sem contar com a perda de mobilidade, a sarcopenia e a osteoporose que são associadas ao envelhecimento.
Envelhecer não é sinônimo de adoecer, mas pode ser se a pessoa não cuidar de sua alimentação ao longo da vida, principalmente ao chegar na terceira idade.
O controle de peso está relacionado a sua capacidade funcional e mobilidade, visto que o processo de limitação funcional progride rapidamente a partir dos 65 anos e pode ser agravada por disfunções patológicas.
Controlar o peso evita que tais problemas aconteçam desnecessariamente e fazem com que o idoso tenha mais qualidade de vida.
A receita mágica está na prática de exercícios regulares e numa alimentação saudável.
O ganho de músculos fortalece o corpo e auxilia na mobilidade, a perda de massa gorda auxilia no combate a diabetes tipo 2 e a sarcopenia.
Uma alimentação saudável e rica em cálcio evita que os ossos fiquem fracos e quebradiços com a osteoporose.
De acordo com a Dra. Kelem de Negreiros Cabral, geriatra no Hospital Sírio-Libanês aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano.
Depois dos 80 anos de idade, essa porcentagem pode chegar a 50%. Uma simples queda pode ser fatal para um idoso com os ossos frágeis e com uma musculatura enfraquecida.
Praticar exercícios pode auxiliar não somente em ganho de força e controle de peso, mas também auxilia no combate a perda de flexibilidade, depressão e ansiedade e na perda de equilíbrio.
Para pessoas na terceira idade são recomendados exercícios como:
Todos esses exercícios devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional especializado para que não hajam fraturas e lesões causadas pelo excesso ou mal posicionamento.
A Casa de Repouso Morada Primavera oferece todos os recursos necessários para que a vida seja mais ativa e tenha qualidade na terceira idade.
Para isso, contamos com o apoio de médico geriatra e nutricionista atentos ao tratamento ideal para cada hóspede individualmente.
Todos os dias trabalhamos com profissionais dedicados a recreação e terapia ocupacional que realizam exercícios de aprimoramento das capacidades cognitivas de nossos hóspedes.
Agende uma visita e venha conhecer mais sobre a Casa de Repouso Morada Primavera!
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…