O Brasil está envelhecendo: segundo projeções do IBGE, a população idosa nacional deve dobrar até 2042 (chegando a 57 milhões de pessoas) e a expectativa de vida média pode chegar a 80 anos neste mesmo ano. Portanto, envelhecer de forma saudável será essencial para manter a qualidade de vida dessa crescente população.
É natural que os idosos sofram um certo declínio das capacidades físicas e cognitivas.
Porém, há alguns bons hábitos que podem melhorar as condições dos idosos e fazê-los ter uma vida plena mesmo em idades avançadas.
Uma dieta equilibrada, sem carência ou excesso de nutrientes, pode evitar doenças ligadas à má-alimentação (como hipertensão, doenças vasculares, entre outras) e melhorar a saúde física e mental. Consulte um nutricionista para que seja recomendada uma alimentação ideal para você.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que sejam ingeridos ao menos 2 litros de água por dia. Uma boa hidratação mantém o viço da pele e é benéfica também para o bom funcionamento do cérebro.
A prática de atividade física favorece a prevenção de diversos males (osteoporose, diabetes, problemas de pressão arterial), fortalece os músculos (que podem perder força com o tempo) e é uma grande aliada para um envelhecimento saudável.
Tabagismo, alcoolismo, isolamento social, costumes estressantes, sono de má qualidade, sedentarismo: esses são alguns dos hábitos que são inimigos de um envelhecimento saudável. Procure adotar atitudes positivas em todos os aspectos da vida.
A saúde da mente é tão importante quanto a do corpo, por isso, mantenha uma atitude positiva, fortaleça os vínculos sociais e afetivos, estimule a memória, mantenha hobbies e, se necessário, procure o tipo de psicoterapia mais adequada para você.
O hormônio melatonina (responsável pelo sono) tem sua produção reduzida com o passar dos anos, o que leva à perda da qualidade do sono. Para melhorar os momentos de descanso, e adotar um horário fixo para dormir, além de cultivar os hábitos saudáveis mencionados acima.
O acompanhamento frequente com profissionais da saúde (médicos, odontologistas e nutricionistas) são essenciais não só para prevenir doenças mas também para elaborar um plano de ação personalizado visando o envelhecimento saudável.
Consulte o residencial para idosos Morada Primavera em São Paulo para mais dicas e recomendação de profissionais.
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…