O aumento da expectativa de vida na população mundial nos mostra também o aumento de uma doença que atinge cada vez mais pessoas, avançando rapidamente. Estima-se que em 2030 o Alzheimer pode chegar a atingir cerca de 75 milhões de pessoas no mundo, e os idosos são os mais afetados.
Aproximadamente 44 milhões de pessoas possuem Alzheimer em todo o planeta e mesmo assim os médicos ainda não conhecem a sua origem.
O que se sabe é que existe uma proteína chamada beta-amiloide nas redondezas dos neurônios e que o aumento dessa proteína gera placas eficientemente capaz de destruir as conexões entre as células.
Assim como uma proteína chamada Tau que forma novelos prejudiciais aos neurônios. Ambas as deficiências são causas prováveis para justificar o Alzheimer.
Não só a memória é afetada pelo Alzheimer, mas também o paladar, a atenção, a linguagem e a orientação espacial (senso de lugar e espaço) também sofrem alterações com essa doença.
Apesar de ser um distúrbio sem cura, o Alzheimer pode ser prevenido com algumas medidas simples. São elas:
O risco de desenvolver a doença em pessoas que fazem alguma atividade física é 50% menor comparado com quem não faz nenhum tipo de atividade.
Pesquisadores das universidades da Califórnia e de Pittsburgh nos Estados Unidos descobriram que o cérebro de quem se exercita é maior especialmente em áreas associadas à memória.
A ociosidade do cérebro aumenta em 19% o risco de Alzheimer. É muito importante exercitar o cérebro com leituras, exercícios de raciocínio, cursos, novos aprendizados e até mesmo jogos de videogame.
Controlar o peso e manter hábitos alimentares saudáveis equilibram o colesterol, a pressão arterial e o diabetes e também evitam danos às artérias que com o passar dos anos podem prejudicar as atividades neurológicas.
Alguns alimentos podem preservar os neurônios tais como peixes, vegetais, frutas vermelhas, azeite de oliva e castanhas.
Tomando medidas preventivas simples é possível se prevenir contra essa doença sem cura que assola pessoas no mundo inteiro, mas muitas vezes essas ações são tão simples que se tornam irrelevantes fazendo com que não se dê tanta importância para suas práticas.
Na nossa Morada os hóspedes participam de atividades de recreação que estimulam o cérebro tais como bordados, jogos, atividades recreativas e exercícios de aprimoramento das capacidades cognitivas com nossos terapeutas ocupacionais.
Conheça mais sobre o nosso residencial para idosos e todas as atividades disponíveis para quem você ama.
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…