O cuidador de idosos é o profissional que dá suporte às pessoas idosas quando essas pessoas estão impossibilitadas de desempenhar tarefas do cotidiano sozinhas.
Dentre as diversas atribuições de um cuidador, pode-se incluir: alimentação e higienização dos idosos, gestão de remédios, administração de questões burocráticas, transporte, entre outras.
Segundo projeções do IBGE, a população idosa nacional deve dobrar até 2042 (chegando a 57 milhões de pessoas) e a expectativa de vida média pode chegar a 80 anos nesse mesmo ano.
Por consequência, as oportunidades de trabalho para cuidadores tendem a aumentar cada vez mais.
Os cuidadores de idosos geralmente se formam em cursos técnicos. Ainda que a formação superior não seja uma exigência no mercado, os profissionais formados em Enfermagem ou Gerontologia têm mais chances de se destacar.
Existe inclusive um projeto de lei para regulamentar a profissão: o PLC 11/2016, que já foi aprovado pelo Senado e no momento aguarda a sanção presidencial.
Mas quais são os principais requisitos para se tornar um bom cuidador de idosos? A Morada Primavera listou alguns desses requisitos para você:
Existem conhecimentos específicos sobre o cuidar que geralmente são adquiridos nos cursos técnicos, alguns exemplos: primeiros-socorros, leitura adequada de bulas, saber a maneira correta de dar banho, lidar com as diversas dificuldades de mobilidade existentes, identificar sintomas de possíveis doenças, entre outras habilidades.
Quanto melhor for a formação de um cuidador de idosos, mais será mais valorizado pelo mercado.
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Um bom cuidador deve entender que o idoso é um ser humano complexo com vontades, desejos, aspirações e opiniões próprias, ainda que tenha limitações.
Fora isso, a função de cuidador também exige lidar com questões extremamente íntimas como a higiene pessoal, por isso, um cuidador empático será o mais indicado para o bem-estar de todos.
Os pacientes idosos frequentemente têm sua autossuficiência reduzida, passam por mudanças de humor e podem ter limitações grandes, em alguns casos até irreversíveis.
Caberá ao cuidador auxiliar o paciente em suas limitações transmitindo calma e confiança para que o idoso lide melhor com possíveis frustrações. Quanto mais paciente o cuidador, melhor ele realizará suas tarefas.
O cuidador de idoso é responsável por uma outra vida humana, sendo uma função de extrema responsabilidade.
A atenção aos detalhes é primordial visto que lida com horários de medicações, temperatura da água do banho, representação do paciente junto aos médicos e outras delicadas questões. Um erro pode ser desastroso ou até mesmo fatal.
Um cuidador com bom condicionamento físico é essencial, visto que alguns idosos podem exigir que o cuidador os carregue.
A casa de idosos Morada Primavera tem acesso aos melhores cuidadores de São Paulo, consulte o nosso atendimento para maiores informações.
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…