Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo, as visitas ao cardiologista se tornam cada vez mais importantes, não só para tratar de eventuais doenças, mas para efetuar um trabalho de prevenção.
Não faltam: De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardíacas são as que mais matam no mundo — são cerca de 7,4 milhões de mortes decorrentes de problemas cardiovasculares por ano. Ou seja: ter a saúde do coração em dia significa uma vida mais longa e com mais qualidade.
O coração muda com a passagem do tempo: aumenta de tamanho (devido ao aumento do tamanho das células), suas paredes e artérias ficam mais espessas e a modulação da função cardíaca reduz.
Tudo isso traz diminuição do desempenho cardíaco e ele se torna mais suscetível a doenças, muitas delas fatais.
A questão é: a partir de qual idade se deve começar a visitar com um cardiologista com mais frequência?
A resposta vai depender de alguns fatores, o principal é se o paciente tem histórico na família de problemas cardiovasculares, tais como: ataque cardíaco (infarto), acidente vascular cerebral (AVC), pressão alta, angina, aneurisma da aorta abdominal, miocardite, entre outros.
Nesse caso, é altamente recomendado que as visitas ao cardiologista se tornem mais frequentes a partir dos 30 anos para homens e 40 para mulheres, ainda que não tenha aparecido algum sintoma.
No caso de pessoas sem histórico familiar de doenças do coração, é recomendado que se inicie avaliações anuais a partir dos 55 anos.
Deve-se levar em conta também alguns fatores de risco: doenças como obesidade, colesterol alto e diabetes podem ser agravantes do envelhecimento cardiovascular, da mesma maneira que hábitos como consumo de álcool, tabagismo, dormir poucas horas também são nocivos à saúde cardíaca.
Logo, é importantíssimo que pessoas na terceira idade mantenham hábitos saudáveis. Estejam elas em sua própria residência ou sendo hóspede de uma casa de repouso, é essencial que se mantenha uma rotina com alimentação saudável e atividade física recomendada por cardiologista.
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…