Você sabe que pode ser feito no ambiente residencial onde um idoso vive, para melhorar sua qualidade de vida e evitar quedas e lesões? Leia o nosso artigo e saiba mais:
Todo e qualquer ser humano está sujeito a cair e consequentemente se machucar, porém, quando o indivíduo é uma pessoa idosa, uma simples queda pode trazer sérias lesões e complicações.
É válido ressaltar que é comum que pessoas acima dos 60 anos caiam com mais frequência.
Segundo pesquisa feita pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) aproximadamente 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda e 50% acabam ficando com alguma sequela desse acidente.
Essas quedas podem ser motivadas por diversos fatores como, visão debilitada, perda de massa muscular (causando fraqueza), dificuldade de locomoção, entre outros.
Porém, é possível evitar esses incidentes se a residência onde o idoso vive obtiver algumas adaptações que tornará a locomoção mais fácil e consequente dar mais qualidade de vida.
Iluminação: É recomendável deixar um abajur ou o interruptor sempre próximo a cama do idoso, caso ele precise se levantar no meio da noite;
Cama: a cama de um idoso precisa ter a altura ideal para que ele consiga se deitar e levantar sem maiores dificuldades.
Para isso, basta ajustar a cama com a pessoa sentada onde os joelhos formarem um ângulo de 90º com os pés apoiados no chão;
Adeus tapete: o mais aconselhável é abolir os tapetes de uma residência onde mora algum idoso, pois, pessoas com mais idade costumam arrastar os pés e a chance de queda aumenta com um tapete no meio do caminho;
Cadeira: além da cama, o quarto de um idoso precisa ter uma cadeira extra que facilitará em momentos que eles precisam trocar de roupas, etc.
Corrimão: colocar barras fixas dos dois lados da escada e colar fitas antiderrapantes nos degraus é uma grande forma de precaução para evitar quedas bruscas.
Posição dos produtos: os produtos de higiene e toalhas devem ficar em uma altura acessível que o idoso consiga alcançar.
Dentro do box: colocar um banco com os pés emborrachados para o banho é uma maneira de prevenir as quedas no banho.
Hoje em dia, já estão à venda cadeiras própria para banho. Além disso, é importante colocar barras de apoio dentro do box;
Vaso sanitário: colocar barras na frente e nas laterais do vaso é o ideal para ajudá-los a se equilibrarem.
Facilidade de locomoção: esqueça as famosas mesinhas de centro. Este ambiente precisa ser o mais simples possível, para facilitar o vai e vem dos idosos;
Móveis: é comum que idosos se apoiem em objetos para andar, para tanto é importante certificar-se de que estes estão firmes e seguros para evitar quedas;
Chão: tente sempre deixar o chão da cozinha limpo e seco, pois, qualquer respingo de água pode acarretar tombos.
O nosso residencial Morada Primavera está preparado para dar aos idosos toda qualidade de vida necessária, com um ambiente residencial adaptado.
Portanto, se você quer que seu ente querido tenha um pouco mais de carinho e cuidado na melhor idade, entre em contato para saber mais sobre a Casa de Repouso Morada Primavera e venha se apaixonar pelos nossos cuidados!
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…