Com o passar do tempo novos recursos são utilizados por clínicas de repouso para otimizar e melhorar a qualidade de vida das pessoas no processo de envelhecimento.
Um desses recursos é a terapia ocupacional gerontológica, da qual mostraremos sua fundamental importância para a terceira idade.
Terapia ocupacional, de forma bem objetiva, é aquela que visa tratar, restaurar e desenvolver a capacidade funcional do idoso.
E o terapeuta ocupacional é o profissional que se especializou no tratamento desses idosos. Ele possui profundo conhecimento das dificuldades prevalentes dessa fase da vida e age para melhorar as capacidades motoras e cognitivas que naturalmente são perdidas.
Como a mudança de endereço muitas vezes abala o emocional dos idosos, pois sentem saudades de seus familiares e do estilo de vida que antes levavam, é por meio de uma rotina atrativa e que favorece a troca com os demais que o isolamento e a tristeza são combatidos.
Com atividades dinâmicas, expressivas, lúdicas e artesanais é promovido o contato interpessoal dos moradores da clínica de repouso.
Além de permitir momentos leves e descontraídos, mantendo-os ativos.
Reforçando a ideia de que idosos felizes são idosos ativos, é notável que quando eles passam os dias atarefados e numa clínica de repouso ficam muito mais animados e bem humorados.
Afinal, quando se mora em numa casa de repouso a vida precisa de movimento.
A melhor forma de preencher os dias é com atividades que os farão superar limites e não só os impulsionarão a seguir em frente como também farão perceber que muito ainda pode ser conquistando.
As atividades com música, artes em geral, assim como as que possuem aprendizagem adaptativa das condições da terceira idade tem como foco o idoso atingir o máximo possível sua autonomia.
Com paciência e confiança cada pequena conquista na casa de repouso tem um grande significado.
Os velhinhos se sentem mais seguros de si por dependerem menos de cuidadores e por executarem tarefas diárias sozinhos.
Eles se sentem apoderados e com mais liberdade, valorizando o fato de fazerem o que precisam por si mesmos, como se vestir, tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo, etc., o que melhora muito a autoestima.
Alguns fatores fisiológicos são limitados na velhice, como, por exemplo:
Também acontecem perdas no processo mental de percepção, imaginação, linguagem, memória, juízo e/ou raciocínio.
Com atividades especialmente dedicadas a cada área, esses problemas são melhorados.
Bons exemplos são as atividades musculares, a dança, a leitura, o jogo de xadrez, bingo, palavras cruzadas, uso de listas, quebra cabeças, enfim, atividades que exigem concentração, sequência de pensamento e capacidade de execução.
Agora você já sabe a importância da terapia ocupacional no dia a dia dos idosos institucionalizados em clínicas de repouso, que o conjunto dessas atividades torna-os mais produtivos e valorizados e que é um agente importante no combate da depressão, raiva, desgosto pela vida e isolamento, resgatando neles a vontade de viver.
A Morada Primavera é uma clínica de repouso que possui diversos serviços que dão qualidade de vida aos seus moradores, e, entre eles, oferecemos a terapia ocupacional.
Quer saber mais sobre nossa casa e nossos serviços? Acesse nosso site e venha conhecer de pertinho nosso espaço.
Tel: (11) 3023-6825
Endereço: Av. São Gualter, 1043 – Alto de Pinheiros. São Paulo, SP
Email: moradaprimavera@gmail.com
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…