Conforme a idade avança, o corpo humano se transforma por completo. Ao envelhecermos, as células do cérebro também se deterioram, podendo levar à perda de memória ocasional e até ao Mal de Alzheimer. Mas é possível manter a mente ativa e saudável com base nas atividades recreativas para idosos, que estimulam a memória e promovem a renovação das informações armazenadas no cérebro.
Saiba, neste artigo, como reconhecer os lapsos de memória comuns à idade avançada, como diferenciá-los do Mal de Alzheimer e quais atividades recreativas são excelentes para a Terceira Idade!
O esquecimento é uma queixa comum entre muitos de nós à medida que envelhecemos. Você começa a falar sobre um filme que viu recentemente quando percebe que não consegue se lembrar do título, por exemplo.
Os lapsos de memória podem ser frustrantes, mas na maioria das vezes não são motivo de preocupação. As mudanças de memória relacionadas à idade também não significam, necessariamente, sinais de demência.
– O hipocampo, uma região do cérebro envolvida na formação e recuperação de memórias, se deteriora com a idade.
– Hormônios e proteínas que protegem e reparam as células cerebrais e estimulam o crescimento neural também diminuem com a idade.
– Nos idosos, ocorre a diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode prejudicar a memória e levar a mudanças nas habilidades cognitivas.
A perda de memória não é uma parte inevitável do processo de envelhecimento. O cérebro é capaz de produzir novas células cerebrais em qualquer idade, de modo que uma perda significativa de memória não é um resultado inevitável do envelhecimento.
Seu estilo de vida, hábitos e atividades diárias têm um impacto enorme na saúde do seu cérebro. Mesmo na Terceira Idade, há muitas formas de melhorar as habilidades cognitivas, protegendo as células cerebrais e preservando a memória.
Algumas atividades recreativas ajudam nessa missão. Confira algumas atividades a seguir:
O jogo consiste em completar as lacunas com letras, para formar palavras na vertical ou na horizontal. Essa atividade é uma ginástica para o cérebro, ajudando a combater a perda de memória. Ao fazer palavras-cruzadas, o cérebro é estimulado a buscar informações que estão guardadas em uma área específica da mente.
Assim como acontece com as palavras-cruzadas, o jogo de xadrez também é um tipo de atividade recreativa que estimula a memória, além de distrair os idosos e proporcionar a sensação de bem-estar.
Essas artes são excelentes para o movimento corporal dos idosos e para a recuperar possíveis lapsos de memória. Elas promovem um envelhecimento ativo, ao passo em que divertem e obrigam os idosos a decorar letras de músicas e textos.
No residencial para idosos Morada Primavera, os idosos frequentemente são incentivados a participar de atividades recreativas para seu bem-estar. Nossa casa de idosos, localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, conta com toda a estrutura que a Terceira Idade necessita para manter sua capacidade cognitiva por meio de atividades de lazer, acompanhadas por profissionais especializados.
Agende uma visita e venha conhecer de perto o Residencial Morada Primavera!
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…