O que mais se ouve quando vamos ao médico é a recomendação da prática de exercícios físicos e que com o passar dos anos essa prática deve ser levada mais a sério e ser realizada frequentemente já que com a idade avançada o corpo perde força e massa magra, contribuindo com fraturas e doenças que somadas ao sedentarismo podem ser fatais. A Diabetes tipo 2 é uma dessas doenças que podem ser controladas com a prática de exercícios físicos.
Estimular o idoso a se exercitar não é uma tarefa fácil, visto que muitos possuem dores nas articulações ou dificuldade de locomoção.
Contar com profissionais qualificados para o tratamento de pessoas na terceira idade faz com que a prática de exercícios físicos sejam mais regulares sem atrapalhar ou incomodar o idoso.
De acordo com a IDF (International Diabetes Federation) o Brasil é o quarto colocado quando se trata de pessoas com diabetes, chegando a ter 13 milhões de pacientes com esse quadro clínico e quase um terço das pessoas com diabetes têm mais de 65 anos.
A diabete é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo corpo. A insulina é responsável por manter a glicose dentro das células, sendo assim, a falta de insulina promove mais açúcar na corrente sanguínea sobrecarregando o pâncreas.
Manter o corpo ativo na terceira idade pode não ser tão fácil quanto imaginamos. Alguns idosos sofrem com doenças que dificultam tais práticas e se queixam de dores nas articulações.
Porém, é imprescindível para sua saúde que ele continue a desenvolver massa magra para equilibrar os níveis de glicose no sangue além de combater outras doenças como a Sarcopenia.
A prática de exercícios físicos aumenta a expectativa e a qualidade de vida, mas é preciso entender e respeitar a amplitude do paciente para que ele não tenha maiores complicações tentando fazer algum exercício que não seja adequado a ele.
Dentre os principais exercícios para terceira idade estão:
Entre outros tantos exercícios de baixo impacto que podem ser realizados pelos idosos.
A alimentação também é um ponto chave no controle da diabetes tipo 2. Nesses casos, alimentos ricos em carboidrato são grandes vilões, pois tendem a ser mais fáceis de mastigar e digerir.
Muitas vezes a dieta de pessoas na terceira idade não conta com tanta proteína e é justamente a proteína que contribui com o aumento de massa magra.
Por isso, contar com um profissional especializado para manter uma dieta balanceada e ideal para cada tipo físico é fundamental.
Na casa de repouso Morada Primavera nossos hóspedes são estimulados a praticar exercícios físicos regularmente, além de contar com todo o apoio de nutricionista e médico geriatra sempre atentos a sua alimentação e ao funcionamento do corpo.
Contamos com o apoio de cuidadores e enfermeiras prontos a identificar as menores necessidades para que o atendimento seja sempre ágil e a vida seja aproveitada da melhor maneira possível.
Entre em contato conosco e venha nos fazer uma visita!
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo,…
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais…
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar…
Em nosso blog, sempre abordamos a importância das atividades recreativas para pessoas da Terceira Idade…
Muitas famílias tentam postergar ao máximo a decisão de aderir ou não a uma casa…
O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em…