10 coisas sobre casa de repouso que você não sabia
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo, muita gente ainda não conhece bem esse universo. A casa
Quando chegou a notícia de que se aproximava do Brasil uma doença (COVID-19) provocada por um novo vírus, que afeta, sobretudo, pessoas idosas, sabíamos que teríamos que agir rapidamente e de maneira inovadora. Novos desafios requerem, em geral, novas soluções.
Aperte o Play no vídeo ao lado para ver a matéria feita pelo Jornal da Cultura sobre a quarentena em nossa casa de repouso!
No início de 2020, as notícias que chegavam do exterior sobre casas de repouso que tiveram contato com vírus eram assustadoras.
Nos Estados Unidos, onde os dados são confiáveis, embora o número de casos de funcionários e residentes de casas de repouso seja de apenas 4% do total, o número de vítimas correspondia a 33%. Esse era o tamanho do nosso desafio. No Brasil, no primeiro ano da pandemia, estima-se que 40% do total de mortes ocorreram em casas de repouso.
Sem saber exatamente a duração do período em que teríamos que adotar as medidas de segurança, buscamos a maneira mais segura e eficaz de impedir que nossos funcionários e residentes entrassem em contato com o vírus.
Assim, para todos os trabalhadores da Morada Primavera foram dadas duas opções: permanecerem em suas casas com a manutenção de sua remuneração ou fazerem a quarentena dentro das instalações da Morada Primavera.
Para isso, montamos um dormitório com as melhores condições para que os nossos trabalhadores pudessem descansar nos momentos em que não estivessem trabalhando. Por ser um vírus altamente letal para os nossos residentes e muito contagioso, acreditamos que essa seria a única maneira eficiente para tentar contê-lo.
Conhecendo a vocação e a disposição de nossos trabalhadores, não foi nenhuma surpresa para nós a grande quantidade que se disponibilizou a fazer a quarentena dentro das instalações da Casa de Repouso Morada Primavera.
A nossa casa se fechou em março de 2020 à espera da vacina, que veio até nós em fevereiro de 2021. Reabrimos a casa, com novos protocolos de segurança, em março de 2021.
Nesse intervalo de 1 ano, todos os nossos trabalhadores, em algum momento, fizeram o confinamento dentro da Morada Primavera. Na maior parte desse período, a sócia-proprietária da casa também participou do confinamento.
Para entrar na casa, era necessário o seguimento de um minucioso protocolo de segurança, que consistia em um isolamento prévio de 7 dias em um local por nós alugado e na realização de um teste do tipo RT-PCR.
Somente com o resultado do teste vindo negativo seria possível fazer a entrada de alguém com segurança necessária para que essa pessoa não contaminasse os seus colegas de trabalho e nem os residentes da nossa casa de repouso.
Nesse período de 1 ano, foram realizados quase uma centena de testes.
Desde março de 2021, estamos trabalhando com todos os nossos funcionários e residentes vacinados e permitimos visitas familiares controladas, respeitando o protocolo de segurança estabelecido.
Para fazerem as visitas, os familiares devem estar usando máscaras do tipo N95 por nós fornecidas e realizam as visitas em nossos jardins (que são ambientes abertos), mantendo o distanciamento de 2m determinado.
Assim, publicamente, agradecemos a compreensão de todos os familiares durante essa longa jornada e, sobretudo, agradecemos os esforços de todos os trabalhadores que nos acompanham durante esse processo.
Não seria possível ter chegado até aqui dessa maneira sem essa ajuda.
Tem sido um longo período de árduos desafios, mas também tem sido um momento de muito conhecimento, respeito e dedicação na Casa de Repouso Morada Primavera.
Somos um lugar especial porque contamos com uma equipe especial.
Acompanhe as novidades sobre a nossa clínica de repouso para idosos:
Apesar de cada vez mais pessoas procurarem por uma casa de repouso em São Paulo, muita gente ainda não conhece bem esse universo. A casa
Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais em idade avançada, pensa em contar com o suporte de
A chegada à Terceira Idade faz com que os familiares de idosos comecem a pensar em formas de melhor atender às necessidades dos mais velhos.