6 Coisas que você precisa saber sobre uma casa de repouso para idosos

casa-de-repouso-para-idosos

Morar em uma casa de repouso para idosos assusta você? Ou, se você tem pais em idade avançada, pensa em contar com o suporte de uma casa de repouso para cuidar deles? 

Essa realidade é vivida por muitas pessoas no país todo e por uma razão simples: a expectativa de vida da população aumenta a cada ano. 

Assim, já que mais e mais pessoas chegam à Terceira Idade, nada melhor do que conhecer a fundo alguns aspectos sobre uma casa de repouso para idosos. 

Afinal, um residencial de repouso para idosos pode ser uma ótima opção, trazendo mais qualidade de vida às mais velhos! 

Licença de Funcionamento

O primeiro passo que garante a idoneidade de um residencial de idosos é a apresentação do Cadastro Ativo e Licença de Funcionamento da instituição. Essa licença deve ser expedida pela Vigilância Sanitária da região onde se situa a instituição. 

Assim, antes de visitar qualquer asilo, pesquise quais deles possuem cadastro ativo, evitando problemas futuros e perda de tempo. 

Estrutura física da casa de repouso

A estrutura física e a organização de uma instituição que cuida de idosos são de grande importância para a qualidade do local.  

Portanto, o mais indicado é que familiares e o próprio idoso conheçam o espaço e observem quais recursos e benefícios são oferecidos. Por exemplo: 

  • O tamanho da casa, divisão de cômodos, quem os compartilha, dentre outros;
  • Nível e frequência de limpeza dos ambientes;
  • Os cômodos são adaptados às necessidades do idoso?;
  • Quais as principais regras da instituição;
  • Quais funções são desempenhadas pelos funcionários e colaboradores;
  • Há espaço externo para os idosos tomarem sol  (jardim ou alguma área verde);
  • Qual a localização do residencial para idosos? Possui fácil acesso? O bairro e a vizinhança são tranquilos?

Cuidados com a saúde e o bem-estar

A saúde é uma das questões mais delicadas que envolvem os idosos. Nessa fase da vida, eles ficam muito suscetíveis a desenvolverem patologias, infecções, sofrerem acidentes domésticos como quedas, fraturas, entre outros. 

Por isso, é preciso checar se a casa de repouso para idosos em SP têm cuidadores capacitados, além de acompanhamento periódico com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. 

Valores da casa de repouso para idosos

Os valores morais são peças-chaves no comportamento e na forma de interação dos grupos sociais. Logo, isso também vale para uma casa de repouso para idosos ou para as demais intuições de diferentes segmentos.

Cabe lembrar que as decisões e o tratamento com as pessoas que frequentam o espaço são determinados e desenvolvidos com base nos valores.

Em razão disso, procure conversar com funcionários, moradores, colaboradores, administradores e demais envolvidos com as atividades. 

Dessa forma, você terá uma noção de qual cenário ela está fundamentada, a metodologia aplicada e ações em relação aos idosos e a rotina deles. 

Inclusive, procure observar se o que é dito como valor condiz com a realidade apresentada.

O lar garante assistência médica?

Este é um ponto a ser avaliado por parentes e até pelos próprios residentes, se ainda tiverem condições de avaliação própria. Vale lembrar que nem todos os asilos de idosos em SP ou residenciais contam com estrutura médica para idosos acamados. 

Neste caso, o recomendado é que sejam destinados a clínicas geriátricas mais bem equipados e com assistência de enfermeiros e médicos 24 horas. 

Já no caso das pessoas da Terceira Idade que não possuem debilidades maiores, os residenciais são capazes de atender as expectativas plenamente.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!