Entenda porque nós não chamamos nossa casa de repouso de asilo!

Asilo Morada Primavera ambiente

Devido a idade avançada e complicações com alguma doença acometida ou hereditária, o idoso não pode mais morar sozinho, suas necessidades excedem o que o lar familiar pode oferecer.

Então a solução mais viável começa a ser esboçada: um asilo.

O significado da palavra asilo no dicionário é concessão de abrigo e não serve apenas para categorizar idosos, mas também crianças e mendigos, etimologicamente vem do latim asylum, do grego asylon e nos direciona a pensar em abandono e privação.

Se já é difícil e pesaroso optar por uma clínica geriátrica como solução para amparar nosso ente querido, imagina somada ao peso deste conceito que traz tamanha insegurança?

Fora as histórias que ouvimos falar…

Nós da Morada Primavera não chamamos nossa casa de repouso de asilo, porque nosso foco é eliminar os agravantes que a terceira idade e seus familiares enfrentam quando precisam desse amparo, uma vez que já estivemos nessa situação – um membro da família sofreu AVC (acidente cardiovascular) – e a origem de nosso residencial para idosos nasceu justamente para suprir essa carência do mercado.

Entenda mais o conceito e em paralelo como nossos valores confrontam a definição de asilo:

Como instituição de caridade, em 1890, no RJ, São Luiz foi o primeiro asilo fundado, por Visconde Ferreira de Almeida.

Recebeu mais tarde ajuda de algumas freiras da ordem Franciscana e teve um rápido crescimento em três décadas, passando de 45 para 260 leitos.

Um fator relevante é que a partir da criação desta instituição, a terceira idade passou a ter visibilidade.

Após a Santa Casa de Misericórdia, no final do séc. XIX, começar a internar muitos idosos, ela se definiu como instituição gerontológica em 1964, a partir de então surgiram cada vez mais clínicas gerontológicas particulares e instituições públicas.

Como vimos, o surgimento dos asilos foi a solução encontrada na época para abrigar tantos idosos desamparados, enfermos e abandonados e eles dispunham de leitos, comida e cuidados hospitalares para manter a sobrevivência da terceira idade.

Mas pouco ou nada se via em qualidade na vida desses senhores, era como se os idosos estivessem em uma sala de espera terminal, sem ação e proveito no mundo.

Nos tempos atuais, tivemos muitas mudanças, avanços na medicina, tecnologia, estudos, vacinas, tratamentos alternativos e inovadores, acesso fácil à informação, etc.

Os modelos primários e arcaicos deram lugar às novas propostas e formatos – pelo menos deveria ser assim.

Infelizmente, ainda existem clínicas geriátricas naquele modelo antigo e desolador dos asilos de antigamente.

Também existem casas de repouso como a nossa que se englobam na nova visão de cuidados e infraestrutura.

Até porque, com o aumento de anos que a população vive atualmente, em média, de 75,5 anos, segundo o IBGE, uma disparidade em relação há 116 anos, é necessário essa mudança drástica na estrutura das instituições para recebê-los.

O que idoso precisa?

  • De um ambiente tranquilo, agradável, limpo, com lavanderia, visual caseiro e decoração caprichada;
  • Um grupo que partilha das dificuldades, experiências e alegrias da mesma fase, para inclusão social e sentimento de acolhimento;
  • Profissionais especializados, humanizados e interessados;
  • Cuidadores zelosos, bem humorados, eficientes e motivadores;
  • Palco para conversas que agregam e/ou descontraem em espaços externos e área verde;
  • Permissão de visitas diárias para manter o laço fundamental da família.

A Casa de Repouso Morada Primavera possui essas ferramentas e tem grandes aliados, sabe quem são? Dá uma olhada:

Recreação:

“De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais quase metade dos idosos brasileiros (48,9%) sofre mais de uma doença crônica. E uma das mas graves é a depressão, afetando 9,2% da população idosa do país.”

As aulas de recreação da nossa casa de repouso para os idosos são uma experiência admirável.

Criamos uma atmosfera de sociabilidade e movimento que é revigorante, pois os exercícios recreativos e atividades que nossa equipe elabora ajudam a controlar as angústias, reduz a tendência à depressão ou melhora quadros já existentes.

Atingindo em cheio o humor e o bem- estar físico e emocional, também energiza, reduz a quantidade de lesões causadas por quedas e melhora o sono.

Recrear é banir a rotina, se permitir (re)descobrir jeitos e maneiras de ser e fazer, deixar a mente livre de preocupações e com bastante espaço para autoestima.

Casa de Repouso com Terapia Ocupacional:

A terapia ocupacional para terceira idade é a área da saúde que contribui para os idosos viverem melhor.

Utilizando diversas práticas, metodologias, atividades lúdicas e orientações que permitem os idosos experimentarem confiança e independência.

Essas práticas estimulam a consciência corporal, a relação com o meio e beneficiam as habilidades cognitivas.

Elas também variam de acordo com a necessidade e limitação de cada idoso.

Com a idade avançada, a terapia ocupacional é eficiente para os “pacientes” com perda de memória.

Através da elaboração de métodos, dicas e os guiando a se lembrar e/ou reconhecer coisas, pessoas,lugares.

O mesmo potencial temos nos idosos com perda de visão, fazendo a seleção de exercícios que fortalecem a habilidade de enxergar, reconhecer padrões e aguçar a percepção do ambiente.

Na Morada Primavera preparamos com muito carinho todas as atividades para nossos velhinhos se sentirem úteis e queridos.

Nutricionista

Nosso residencial para idosos conta com acompanhamento nutricional por profissional especializado, pois cada morador tem uma necessidade particular e precisa de dieta especial.

Alimentar-se adequadamente com alimentos criteriosamente selecionados e bem preparados.

Fazendo o corpo reagir bem e o efeito traz benefícios em todos os setores, porque o alimento é fundamental para a regeneração e manutenção dos nossos processos vitais.

Afinal, é o agente responsável para dar aquele gás tanto nas atividades físicas como para executar tarefas do dia a dia.

Facilita a digestão e absorção dos nutrientes, fortalece o sistema imunológico, fornece “material” para construção, manutenção e reparação dos tecidos que são perdidos com maior frequência através de descamações, cicatrizações, entre outros.

Enfermagem técnica e padrão 24h e acompanhamento médico

Sabemos que existe fragilidade, limitações e casos mais agravantes de idoso para idoso.

Por isso, além de todos os equipamentos, adaptações e instalações indispensáveis, a Morada Primavera tem de prontidão uma equipe de enfermagem 24h, técnica e padrão, médico uma vez por semana e quando solicitado.

Excelente localização

Vale ressaltar que estamos próximos do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Considerado um dos mais importantes complexos médico-hospitalares da América Latina.

Na hora de procurar por uma casa de repouso para idosos em São Paulo, além de estar no melhor bairro, a Morada Primavera é a melhor escolha.

Esqueça o conceito asilo e abrace nosso estilo de vida!

Quer saber mais sobre nossa casa?

Não fique na dúvida! Fale com a gente ou entre em nosso site:

Venha nos conhecer!
casaderepousomoradaprimavera.com


Av. São Gualter, 1043. Alto de Pinheiros. São Paulo, SP.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!