A pneumonia é uma das doenças mais comuns na terceira idade e infelizmente se o tratamento for tardio pode levar a óbito. Veja nesse artigo quais os riscos em idosos e como tratar e prevenir.
Não é nenhuma novidade que diversas doenças ficam mais graves em um indivíduo quando ele está na terceira idade e, entre as doenças mais preocupantes nessa fase é a pneumonia (Streptococcus Pneumonial).
De acordo com o Ministério da Saúde entre os anos de 2015 a 2017, oito em cada 10 mortes pela doença foram em idosos, ou seja, 80%.
Esses óbitos acontecem por diversos motivos como, diagnósticos tardios, doenças crônicas, etc. Por este motivo, é importante entender como age essa enfermidade e como tratar e prevenir.
O que é a Pneumonia de fato?
Quando um agente infeccioso (vírus, fungos, reações alérgicas ou bactérias) se instala nos pulmões “agredindo” a região dos alvéolos pulmonares ocorre à pneumonia.
Entre os principais sintomas da doença podemos destacar tosse com catarro, febre alta, falta de ar, fraqueza entre outras.
Por que essa doença é mais comum em idosos e como os afeta?
Diversos fatores contribuem para que a pneumonia seja mais comum em idosos, sendo:
- Idade avançada: pessoas na terceira idade já possuem naturalmente uma imunidade reduzida, desse modo é mais difícil para o organismo lutar contra os agentes invasores;
- Doenças crônicas: hipertensão, doenças cardiovasculares, renais, diabetes, entre outras podem agravar o quadro de pneumonia em idosos;
- Disfasia: muitos idosos possuem dificuldade para engolir alimentos sólidos e líquidos o que pode causar um refluxo. Todo indivíduo (criança, adulto e idoso) possuem as bactérias da pneumonia na boca, porém, em muitas vezes o organismo consegue reagir e não deixa chegar aos pulmões.
Quando há um refluxo ou por algum motivo essa bactéria consegue atingir a área respiratória manifesta-se a pneumonia. Isso é muito comum também em idoso acamado.
Também podemos citar fatores de risco como, hospitalização frequente, alimentação errada, álcool e tabaco.
Tudo isso faz com que a incidência da pneumonia seja maior na população idosa, ou seja, com um sistema imunológico comprometido é mais fácil a instalação da doença.
Diagnóstico e Tratamento
É válido ressaltar que a pneumonia – quando está em sua fase inicial – nem sempre é possível identificá-la, o que pode agravar ainda mais o caso, pois seu diagnóstico tardio pode ser fatal.
Desse modo, é muito importante ficar atento aos menores sinais de anormalidade no idoso. Se ele apresentar sintomas como:
- Tosse sem ou com catarro (muco) purulento amarelado ou esverdeado;
- Febre alta;
- Dor no tórax;
- Confusão mental (demência);
- Falta de ar;
- Mal-estar generalizado;
- Fraqueza e cansaço;
- Toxemia (excesso de toxinas no sangue).
Ao apresentarem esses sinais é imprescindível que o idoso passe por uma avaliação médica com exames clínicos (raio-x tórax, por exemplo), para que a doença seja diagnosticada com precisão.
Caso seja confirmada, em casos mais leves o tratamento é feito por antibióticos, com um quadro de melhora entre duas a quatro semanas.
Em casos mais graves é necessária a internação do idoso para que o tratamento seja feito no hospital com maiores cuidados médicos.
Prevenção para Pneumonia
Assim como outras doenças comuns em idosos com algumas ações e cuidados é possível prevenir não só a pneumonia, mas também outras doenças respiratórias. Cuidados e ações que podem ser tomadas:
- Tratar corretamente resfriados que podem ser a “porta inicial” para a pneumonia;
- Consultar médicos regularmente;
- Boa alimentação;
- Cuidados com a higiene bucal
- Não fumar e nem beber álcool;
- Tomar vacinas para gripe e anti pneumônicas;
- Não favorecer ambientes com baixas temperaturas que facilitem a instalação de bactérias.
Como uma casa de repouso como o Morada da Primavera pode ajudar na prevenção da pneumonia?
Temos uma equipe de cuidadores, enfermeiros e médico geriatra preparados para cuidar dos idosos.
A casa de repouso Morada da Primavera pode possui cuidados 24h para manter o seu ente com uma ótima saúde e bem-estar.
Além disso, todos os nossos colaboradores estão disponíveis para tirar eventuais dúvidas dos familiares sobre essa e outras doenças. Entre em contato conosco e conheça nossa estrutura.