Quando um ente querido em idade avançada começa a apresentar uma condição e saúde mais complexa é comum que surja na família um dilema: este parente seria mais bem-cuidado em uma casa de repouso especializada com cuidados 24 horas? Como seria sua vida lá?
Paralelamente, podem surgir diversos questionamentos ligados a um estigma negativo ainda encontrado em nossa sociedade sobre as casas de repouso. Listamos as principais abaixo:
- Os hóspedes têm qualidade de vida?
- Ficariam isolados do mundo? 30
- Enviar uma pessoa amada a uma dessas instituições seria considerado abandono?
Esse estigma de que tirar a pessoa de casa e interná-la seria um gesto de negligência vem dos antigos asilos.
Em um passado não muito distante essas instituições não tinham regras claras de salubridade, o idosos perdiam a autonomia, tinham pouco contato com o mundo exterior e, muitas vezes, era negado até o direito aos próprios pertences pessoais.
O cenário começa a mudar em 1989 com a portaria número 810 do Ministério da Saúde, que foi a primeira a definir normas para clínicas geriátricas e asilos (regendo desde o espaço físico até as atividades oferecidas) e tem havido uma constante e nítida evolução desde então.
Já, nos dias de hoje, as Casas de Repouso oferecem perfeitas condições de salubridade, saúde especializada, segurança e conforto de uma maneira bastante positiva.
Cuidados especiais
Os idosos têm alimentação balanceada, monitoramento, enfermagem disponível 24 horas por dia e atividades de esporte, lazer, cultura, entre outras.
Nutricionistas, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas: há toda uma equipe de profissionais para garantir que o ente querido tenha a maior qualidade de vida possível. ´
Portanto, a opção por tornar uma pessoa da família um hóspede não tem nada de abandono, e sim um gesto de cuidado e respeito às novas necessidades que se apresentam ao idoso.
Qualidade de vida na Casa de Repouso Morada Primavera!
O trabalho da Casa de Repouso Morada Primavera é fazer com que nosso ambiente seja realmente um segundo lar.
Oferecemos atividades esportivas (ginástica), atendimento psicológico, musicoterapia, ateliês de culinária e fotografia, jogos diversos, entre outras ocupações à escolha de nosso hóspede.