A importância de combater a osteoporose para evitar fraturas na terceira idade

A importância de combater a osteoporose para evitar fraturas na terceira idade

A osteoporose é uma doença óssea crônica progressiva que deixa os ossos frágeis podendo quebrar com extrema facilidade e é uma doença que acomete principalmente as mulheres.

No Brasil cerca de 10 milhões de pessoas sofrem desse mal que é silencioso e pode ser combatido ainda na infância evitando que os ossos se tornem ainda mais frágeis. A osteoporose é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública.

Entre 2012 e 2013 foram gastos mais de R$600 milhões pelo SUS em internações apenas para tratamento de fraturas no fêmur em idosos.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres ao entrarem na menopausa e os homens ao entrarem na andropausa ou ao atingirem os 60 anos de idade, façam exames laboratoriais que são capazes de diagnosticar se a pessoa sofre com a osteoporose para iniciar o tratamento adequado.

Alimentação e a prática de exercícios para manter o corpo sempre forte e saudável

A prevenção da osteoporose inicia-se ainda na infância com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, mas também pode ser tratada na velhice.  

Entre os principais alimentos ricos em cálcio estão:

  • Leite e seus derivados
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Couve-Flor
  • Acelga
  • Sardinha
  • Salmão

Um copo de leite de 200 ml têm cerca de 240 miligramas de cálcio. Umas duas colheres de sopa de couve refogada têm cerca de 160 miligramas de cálcio e umas duas unidades de castanha têm cerca de 64 miligramas de cálcio.

Manter o corpo sempre ativo, evitar o álcool e o cigarro são primordiais além de frequentemente tomar banho de sol que é rico em vitamina D e auxilia o corpo a absorver o cálcio no organismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as recomendações de cálcio podem variar de 300 a 400 miligramas por dia.

Porém essa necessidade varia ao longo da vida e por isso é muito importante fazer um acompanhamento nutricional.

O cuidado com os idosos

A hospedagem na casa de repousos Morada Primavera traz o conforto e o cuidado que o idoso precisa.

Todos os alimentos são devidamente limpos e tratados e seguem a orientação de uma nutricionista que acompanha a prescrição individualmente de cada um de nossos hóspedes, respeitando suas necessidades.

De fato, todo cuidado e atenção que seu familiar necessita você encontra na casa de repouso Morada Primavera!

Conheça mais sobre a nossa casa. Fale conosco e agende uma visita!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!