A importância de combater a osteoporose para evitar fraturas na terceira idade

A importância de combater a osteoporose para evitar fraturas na terceira idade

A osteoporose é uma doença óssea crônica progressiva que deixa os ossos frágeis podendo quebrar com extrema facilidade e é uma doença que acomete principalmente as mulheres.

No Brasil cerca de 10 milhões de pessoas sofrem desse mal que é silencioso e pode ser combatido ainda na infância evitando que os ossos se tornem ainda mais frágeis. A osteoporose é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública.

Entre 2012 e 2013 foram gastos mais de R$600 milhões pelo SUS em internações apenas para tratamento de fraturas no fêmur em idosos.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres ao entrarem na menopausa e os homens ao entrarem na andropausa ou ao atingirem os 60 anos de idade, façam exames laboratoriais que são capazes de diagnosticar se a pessoa sofre com a osteoporose para iniciar o tratamento adequado.

Alimentação e a prática de exercícios para manter o corpo sempre forte e saudável

A prevenção da osteoporose inicia-se ainda na infância com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, mas também pode ser tratada na velhice.  

Entre os principais alimentos ricos em cálcio estão:

  • Leite e seus derivados
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Couve-Flor
  • Acelga
  • Sardinha
  • Salmão

Um copo de leite de 200 ml têm cerca de 240 miligramas de cálcio. Umas duas colheres de sopa de couve refogada têm cerca de 160 miligramas de cálcio e umas duas unidades de castanha têm cerca de 64 miligramas de cálcio.

Manter o corpo sempre ativo, evitar o álcool e o cigarro são primordiais além de frequentemente tomar banho de sol que é rico em vitamina D e auxilia o corpo a absorver o cálcio no organismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as recomendações de cálcio podem variar de 300 a 400 miligramas por dia.

Porém essa necessidade varia ao longo da vida e por isso é muito importante fazer um acompanhamento nutricional.

O cuidado com os idosos

A hospedagem na casa de repousos Morada Primavera traz o conforto e o cuidado que o idoso precisa.

Todos os alimentos são devidamente limpos e tratados e seguem a orientação de uma nutricionista que acompanha a prescrição individualmente de cada um de nossos hóspedes, respeitando suas necessidades.

De fato, todo cuidado e atenção que seu familiar necessita você encontra na casa de repouso Morada Primavera!

Conheça mais sobre a nossa casa. Fale conosco e agende uma visita!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!