Artrose: conheça os sintomas, causas e tratamentos da doença presente em mais da metade dos idosos

Mulher idosa sofrendo com dores da artrose sentada com o apoio de uma bengala, Casa de repouso em são paulo

A Artrose é uma das principais doenças que restringem a movimentação e causam dores agudas aos idosos é a artrose, ou osteoartrite.

Cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil sofrem dessa doença que tem como principal característica dores nas articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos.

A Artrose não tem cura, mas é possível retardar seus sintomas com tratamentos que aliviam a dor e melhoram a função articular.

Mais comum em mulheres, a osteoartrite é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido de acordo com o ministério da saúde.

 

Existem duas categorias da Artrose: A Primária e a Secundária.

A Osteoartrite primária ocorre devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do corpo.

Com o passar dos anos e o uso repetitivo de uma articulação o líquido sinovial (líquido entre as articulações) se degenera assim como a membrana sinovial que recobre esse líquido.

Em casos avançados há uma perda completa da cartilagem que envolvem as articulações fazendo com que os ossos entrem em atrito causando dor, inchaço e limitação da mobilidade articular.

A Osteoartrite secundária é ocasionada por doenças ou condições como a obesidade, cirurgias das estruturas articulares, trauma repetido, articulações anormais no nascimento, gota, artrite, diabetes e outros distúrbios hormonais.

Principais sintomas da Artrose e como tratá-los

O grau de intensidade dos sintomas podem variar muito para cada paciente. Em alguns casos o paciente pode ficar muito debilitado e com muitas dores, em outros casos podem haver poucos sintomas mesmo com a degeneração das articulações sendo observadas por

radiografias e o diagnóstico já ter sido feito pelo médico. Frequentemente pacientes com Artrose nas mãos e joelhos passam anos sem apresentar sintomas.

Os principais sintomas são:

  • Dor nas articulações afetadas (Com maior intensidade no final do dia)
  • Inchaço
  • Calor
  • Rangido
  • Limitações dos movimentos nas articulações afetadas
  • Rigidez articular

Não existe cura para a artrose, mas alguns tratamentos podem ser feitos para aliviar os sintomas, tais como fisioterapia e terapia ocupacional.

Ambos os tratamentos ajudam na flexibilidade e na mobilidade dos articulações atingidas. A fisioterapia auxilia a fortalecer os músculos ao redor da articulação, e a terapia ocupacional ensina a como fazer tarefas diárias sem estressar as articulações.

De qualquer forma, manter o corpo em movimento e fazer alongamentos sempre auxiliam com a saúde geral do corpo.

Conheça a casa de repouso Morada primavera

Na Clínica de Repouso Morada Primavera, nossos hóspedes recebem acompanhamento periódico de médicos e cuidadores atentos às suas necessidades.  Contamos com um quadro de cuidadores e enfermeiros altamente capacitados para atender as necessidades de nossos hóspedes

Quer saber como uma casa de repouso para idosos pode estar preparada para receber hóspedes com essa e outras doenças? Confira nosso blog ou entre em contato conosco para saber mais!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!