A proximidade com o Natal e as festas de fim de ano deixam quem vive em asilo para idosos ainda mais sensíveis e com vontade de estar perto dos entes queridos.
Por isso, muitos lares aproveitam esta época do ano para aproximar não só as famílias, mas também a comunidade em geral.
Em alguns casos, é comum que os idosos residentes em lares de longa permanência se sintam mais depressivos e abandonados por suas famílias.
Para evitar esse problema, lares espalhados por todo o país estimulam visitas da comunidade onde ficam os residenciais, seja por organizações não-governamentais, grupos religiosos ou escolas.
Saiba mais sobre este assunto neste post do Residencial Morada Primavera!
Aproximação das comunidades com os idosos em asilos
Embora muitas clínicas de repouso como o Morada Primavera incentivem as visitas aos residentes, nem todos os idosos recebem a atenção devida enquanto estão em asilos e lares especiais.
O abandono acontece por várias razões: perda de contato com a família, abuso de álcool e violência doméstica. No entanto, há também um grupo que é levado às instituições de variadas formas, seja pela família ou por meio da assistência social do governo e das prefeituras.
Mas, independentemente da forma como chegam aos asilos, muitos adultos mais velhos são “esquecidos” no local. Ou seja, não recebem visitas da família de amigos há anos.
A ausência dos familiares acaba sendo substituída pela convivência nas próprias casas de repouso, onde são promovidas atividades de socialização. Em lares como o Morada Primavera (SP), os idosos fazem atividades de dança, conversam e desenvolvem atividades lúdicas.
Asilo para idosos oferecem cuidados, carinho e atenção
Para os idosos que perderam o contato com amigos e entes queridos, a convivência nos lares se torna algo essencial para o seu bem-estar.
Porque todo o trabalho executado nos lares busca não somente amparar os mais velhos, mas oferecer mais qualidade de vida.
E nisso também está incluída a saúde mental e psicológica do grupo da Terceira Idade. Sendo assim, toda a estrutura é planejada para que todos tenham conforto e possam realizar tarefas que deem mais prazer e satisfação.
Além disso, as visitas são sempre liberadas, de modo que a presença de pessoas queridas seja um acalento para quem vive nos asilos.
Do mesmo modo, os profissionais médicos e cuidadores muitas vezes assumem um papel que vai além de oferecer cuidados médicos.
Esses profissionais dão amor, carinho e atenção, tudo o que os idosos precisam para ter uma vida mais feliz e plena.
Isso tudo é o que oferece o Residencial Morada Primavera, uma casa de idosos localizada na Lapa, bairro tranquilo e familiar de São Paulo.
No Morada Primavera, nossos residentes encontram tudo que precisam para ter uma velhice com qualidade de vida, sossego e interação com outros idosos.
Agende uma visita conosco e conheça melhor nosso espaço!