Asilos Particulares: contratação pode ser muito difícil para a família

Asilos Particulares - Morada Primavera

A rotina corrida das famílias faz com que muitas pessoas contratam um asilo particular para cuidar dos entes idosos. Porém, na hora de escolher uma instituição, surgem obstáculos como o alto valor cobrado e a estrutura oferecida inadequada.

Com isso, a contratação de um lar para idosos acaba se tornando uma tarefa árdua. Uma pesquisa da Proteste — Associação de Consumidores mostra que mais de 70% dos entrevistados  citou a falta de informação nos sites das instituições. Isso faz com que a maior parte das pessoas obtenha referências a partir de parentes e amigos.

Neste post da Casa de Repouso Morada Primavera saiba quais são as maiores dificuldades das famílias ao contratarem um residencial de idosos.

Asilo particular com mensalidades caras

Encontrar um asilo particular com boa estrutura e mensalidade que caiba no orçamento é um desafio para filhos e parentes de idosos. Na maioria dos casos, quando a estrutura é adaptada e o local conta com bons profissionais, a mensalidade tende a pesar no bolso.

Segundo a Proteste, o valor médio cobrados pelos residenciais para idosos é de R$ 894 (menos de um salário mínimo).

Valor que é normalmente pago pelos recursos financeiros dos próprios idosos aposentados. Com aposentadorias mais baixas, torna-se difícil arcar com os custos de uma clínica que ofereça melhor estrutura.

Poucos asilos particulares no país

A Associação Brasileira de Casas de Repouso informa que o Brasil possui somente de 5 mil a 6 mil instituições públicas e privadas voltadas aos cuidados de idosos.

O número é baixo devido às normas rigorosas impostas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).

Se por um lado tais normas são essenciais para o funcionamento adequado dos lares, por outro, a burocracia dificulta a regularização de novos espaços. Além disso, faz com que sejam abertos muitos lares clandestinos, pondo em risco o bem-estar dos idosos.

Lares para idosos com estrutura pouco apropriada

Falamos acima do surgimento de asilos clandestinos, que não seguem à risca algumas normas estabelecidas pela Anvisa. Em locais como esses, as chances de a estrutura oferecida ser inapropriada são enormes.

O ideal é que os idosos tenham à sua disposição cuidados médicos, terapêuticos, cuidadoras treinadas e áreas de convivência. Assim como também é importante que os lares proporcionem atividades de lazer e conforto nas acomodações. A  higiene nos cômodos e os cuidados na alimentação dos idosos é igualmente primordial para a saúde deles.

Sendo assim, conheça o Residencial para idosos Morada Primavera em São Paulo. Contamos com uma equipe médica especializada. Temos um ambiente familiar, repleto de amor, carinho e cuidados especiais com cada um de nossos residentes da Terceira Idade.

Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!

Asilos Particulares: contratação pode ser muito difícil para a família
5 (100%) 6 votes
clinica geriatrica em sp flores

As 3 melhores casas de repouso em São Paulo

A mudança na legislação para contratar empregados domésticos, ocorrida há alguns anos, tem levando algumas famílias com idosos a trocarem os cuidadores por um residencial

Flores e terceira idade

Terceira idade é assunto na mídia

A vida em um asilo em São Paulo ou em qualquer outro lugar do país pode ser bem mais interessante do que parece. Muita gente

Fechar Menu