Benefícios da relação entre animais de estimação e idosos

Uma mulher idosa com seus animais na natureza do outono

Você sabia que a presença de animais de estimação na casa de um idoso gera grandes impactos positivos em sua vida? Leia o artigo da Casa de Repouso para idosos Morada Primavera e veja como os pets podem ajudar e quais os mais indicados:

Os animais de estimação fazem a alegria de qualquer casa e, tem ajudado muitos idosos a terem uma melhor qualidade de vida longe da depressão e outras doenças. 

De acordo com muitos especialistas no assunto, a convivência com os pets faz com que um indivíduo libera um hormônio chamado serotonina (responsável pelas questões comportamentais como, sono, humor, bem-estar,etc). 

Desse modo, um animal de estimação pode ser um grande aliado do idoso e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida

E isso tem fundamentos científicos, segundo uma pesquisa realizada em realizada pelo Instituto de Pesquisa Médicas Baker na Austrália, os animais conseguem diminuir o esgotamento físico e mental das pessoas que estão na terceira idade. 

Durante o estudo eles examinaram cerca de 5 mil adultos e idosos, sendo que 784 deles possuam algum animal de estimação.

E assim, concluíram que as pessoas que tinham animais de estimação apresentaram um índice de triglicerídeos baixo (um dos fatores que podem levar a diabetes), menor pressão arterial entre outros benefícios. 

Benefícios de um animal de estimação na terceira idade 

Os animais de estimação fazem a alegria da casa de qualquer pessoa, e para os idosos, podem trazer ainda mais benefícios ao seu convívio como: 

  • Prevenir depressão; 
  • Deixar o idoso mais sociável; 
  • Diminui o sedentarismo; 
  • Reduz o estresse; 
  • Exercita a memória. 

Quais os pets mais indicados para os idosos? 

Já sabemos o quanto um animal de estimação é benéfico na vida de um idoso, porém, é importante ficar de olho em qual animal escolher, para não sobrecarregá-los. 

Pois, dependendo do pet ele pode deixar o indivíduo mais preocupado do que relaxado. Por esse motivo, os especialistas recomendam alguns animais, tais como: 

Gatos

Os felinos são muito indicados para os idosos que possuem dificuldades de locomoção, pois, eles não possuem a necessidade de tê-los que levar para passear. 

São animais independentes e, super higiênicos. 

Pássaros 

Esse também é um dos animais mais indicados para ser companhia de idosos, principalmente, para aqueles que não conseguem se locomover normalmente. 

Seus cuidados são simples, basta colocar água, ração e limpar a gaiola. Além disso, seus cantos podem deixar os idosos ainda mais relaxados e felizes. 

Cachorro

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, todo mundo sabe. E ele pode ser o melhor amigo dos velhinhos também. 

Com um cão os idosos podem deixar o sedentarismo de lado para levá-los para passear, são atenciosos e carinhosos e com isso ajuda a chance dos idosos terem depressão. 

O ideal é que os idosos adotem cachorros já adultos. 

Terapias utilizadas com animais 

Hoje em dia existem também algumas terapias que usam os pets como principal fator terapêutico, como, por exemplo, o TAA (Terapia Assistida por Animais). 

Conhecido como um tratamento para variados tipos de doenças e que influencia diretamente no bem-estar dos idosos, agindo na saúde física, emocional e cognitiva. 

Muitos hospitais e casa de repouso para idosos utilizam essa linha de terapia com seus pacientes que recebem a visita dos pets por algumas horas. 

Casa de repouso para idosos especializada em qualidade de vida dos idosos 

A casa de repouso para idosos Morada Primavera é referência em cuidados para idosos desde 2003 e conta com uma equipe altamente especializada para cuidar do seu ente querido conforme sua necessidade. 

Conheça nossa casa de repouso!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!