Benefícios que o Pilates pode trazer na terceira idade

idosos praticando pilates

O bem-estar físico e mental é muito importante para os idosos que se encontram em uma clínica de repouso. Considerando que estão longe de seus lares e passam uma parte do tempo longe dos familiares, é essencial que tenham uma atividade de lazer divertida e que traga os benefícios do pilates para o corpo

Aqui na Morada Primavera, clínica de repouso para idosos, adotamos, por exemplo, várias atividades recreativas e ocupacionais. Mas uma ideia interessante também é a prática do Pilates. 

Com foco na respiração controlada e na qualidade do movimento – não na quantidade de repetições – muitos especialistas concordam que o Pilates é uma das melhores maneiras de os idosos se manterem saudáveis.

Assim sendo, vamos conhecer mais sobre os benefícios do pilates, que podem entregar aos homens e mulheres da Terceira Idade. 

Continue lendo este post da Morada Primavera

O que é o Pilates? Pode trazer benefícios na terceira idade?

O Pilates é uma prática que reúne diversos exercícios que podem ser realizados em equipamentos ou em solo. Em suma, é uma atividade que tem como objetivo o controle entre corpo e mente, resultando em uma melhora na qualidade de vida do indivíduo.

É certamente indicado para os mais velhos porque não promove o impacto no corpo que outras formas de exercício o fazem. 

Além disso, não é tão severo e não exige tanto das articulações como a maioria dos exercícios.

Enquanto a maioria dos exercícios convencionais tende a construir músculos curtos e volumosos – mais sujeitos a lesões – o Pilates faz o contrário. 

Assim, a técnica se concentra em desenvolver músculos abdominais e músculos próximos à coluna mais fortes. 

Muitos dos exercícios são realizados em posições reclinadas ou sentadas, e a maioria tem baixo impacto e sustentação parcial do peso. 

Benefícios do Pilates em clínica de repouso contribui na melhora da respiração e da circulação

Conforme a idade avança, o corpo humano tende a acumular mais gordura. Então, em razão do sobrepeso e da obesidade, a respiração pode se tornar mais difícil também para os idosos. 

Além disso, os músculos responsáveis ​​pela respiração tornam-se fracos e as costelas enrijecem. 

O resultado será uma falta de oxigênio no sangue circulando pelo corpo, o que pode contribuir para tonturas e até confusão. 

Mas a técnica respiratória específica do Pilates alonga a caixa torácica rígida e fortalece os músculos responsáveis ​​pela respiração, resultando em um sistema respiratório mais eficiente.

Equilíbrio e consciência corporal

Andar é um requisito básico para a mobilidade dos idosos. No entanto, as quedas são comuns entre os idosos, gerando lesões leves ou mais graves.

Além disso, eles perdem a confiança de caminhar se tiverem sofrido uma queda devido à perda de equilíbrio ou controle. 

No entanto, muitas quedas são evitáveis, ​​e o Pilates pode ajudar a reduzi-las, melhorando o equilíbrio e a coordenação motora.

Ganho de estabilidade articular e mobilidade

À medida que envelhecemos, nossa postura muda e podemos ganhar uma silhueta mais curvada. A postura curvada, por sua vez, mudará a forma da coluna, comprimindo as articulações.

Por consequência, isso causa choque na articulação do ombro, resultando em problemas para levantar os braços, abaixar-se e até para sentar. 

Mas a boa notícia é que os exercícios de Pilates resolvem esses problemas, melhorando a postura e a mobilidade no geral.

Fortalecimento do corpo

Com a prática dos exercícios do Pilates, o corpo do idoso fica mais fortalecido e, consequentemente, eles ganham energia para voltar a realizar tarefas rotineiras. 

Clínica de Repouso São Paulo Morada Primavera 

A Clínica de Repouso São Paulo Morada Primavera conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para garantir saúde e bem-estar para os hóspedes.

Entre os serviços oferecidos estão as atividades recreativas que contam com terapeutas ocupacionais que realizam diversos exercícios de aprimoramento de capacidades cognitivas. 

Agende uma conversa conosco e saiba mais!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!