Brincadeiras para Idosos: atividades que ajudam a memória!

Brincadeiras para idosos

Dizem que todo adulto feliz cuida bem da criança que há dentro de si. Sendo assim, todo tipo de brincadeira para idosos é sempre bem-vindo, especialmente quando as atividades interativas auxiliam o adulto em idade avançada a recuperar a memória, entre outros benefícios. Mesmo os idosos com limitações de mobilidade podem aproveitar as brincadeiras para idosos sentados. Assim, o esforço é menor, mas a participação é garantida!

Veja quais tipos de atividades são mais indicadas para promover a reabilitação física, emocional e psicológica do grupo da Terceira Idade. Mas antes, entenda porque é preciso preservar a mente dos idosos bem ativa.

Mente ativa deixa os idosos mais saudáveis

Conforme a idade avança e os problemas de saúde chegam, é comum que os adultos tenham sintomas de depressão e se retraiam, afastando-se do convívio social. O primeiro passo para evitar essa situação é fazer com que a ala da Terceira Idade possa conviver com outras pessoas, de preferência na mesma faixa etária.

As conversas e a interação em brincadeiras que envolvam dança, jogos e produção artesanal permitem a cada indivíduo conservar a mente mais ativa e pronta a receber novas informações, e a processá-las. Isso ajuda a afastar males comuns da idade, incluindo demência e mal de Alzheimer.

Usando os jogos para desenvolver a memória

O esquecimento é um dos problemas mais comuns na Terceira Idade. Por isso é tão importante oferecer aos adultos jogos que exercitem a memória e previnam a redução da capacidade de entendimento e raciocínio lógico. Os melhores jogos para esses casos são o xadrez, jogos de cartas, palavras-cruzadas e jogos de memória. Com base em ideias estratégicas, essas atividades melhoram a agilidade mental, ampliam a capacidade de concentração e facilitam a tomada de decisão.

Melhorando a memória com as artes

A dança, o canto, o artesanato em pintura, bordados, costura e outros trabalhos manuais são cruciais para o bem-estar do idoso. O primeiro benefício é que todas essas tarefas distraem e acalmam; depois, todas elas possibilitam o movimento corporal. Ainda que o adulto tenha pouca mobilidade, é possível desenvolver tais exercícios em um grau baixo de dificuldade.

Se o seu ente idoso se encontra em uma clínica de repouso, é importante que o estabelecimento dê prioridade às atividades lúdicas e interativas. A Morada Primavera é um exemplo de residencial de idosos que investe nesses tipos de atividades, pois sabemos que elas essenciais na qualidade de vida das pessoas na Terceira Idade.

Na Casa de Repouso Morada Primavera você encontra toda a estrutura necessária, além de uma equipe qualificada, que incentiva os idosos à prática de atividades saudáveis, a fim de preservarem a mente sempre ativa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!