Uma casa de repouso particular moderna – também chamada de instituição de longa permanência para idosos – combina centro de convivência e lar de cuidados para a terceira idade.
Este é o novo modelo de casas de repouso, que prioriza o bem-estar e quebra a imagem estigmatizada dos antigos asilos, onde os idosos quase não tinham autonomia e qualidade de vida.
Quer saber o que elas oferecem? Então conheça um pouco mais como funcionam as casas particulares de repouso e como elas podem beneficiar os mais velhos neste post da Morada Primavera!
Qual o conceito de uma casa de repouso particular?
O conceito desses novos lares baseia-se no estímulo ao desenvolvimento cognitivo e ao convívio social. Assim, evita-se a sensação de abandono e o surgimento da depressão, algo muito comum em idosos que ficam nos modelos antigos de asilos.
Em suma, os residenciais de cuidados de longo prazo oferecem serviços médicos, pessoais e sociais coordenados para atender às necessidades físicas, sociais e emocionais de quem está na Terceira Idade.
O atendimento qualificado também inclui serviços prestados por profissionais especialmente treinados, como terapeutas físicos, ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas.
Quais serviços as casas de repouso oferecem?
Os serviços disponibilizados pelas casas de repouso podem variar de instalação para instalação. Porém, grande parte das clínicas oferecem:
- Quarto privativo;
- Monitoramento de medicação;
- Cuidados pessoais (incluindo curativos, banho e assistência higiênica);
- Atendimento de emergência 24 horas;
- Lavanderia;
- Nutrição especializada
- Visita familiar sem restrição;
- Atividades sociais e recreativas.
O Residencial Morada Primavera, por exemplo, é uma instituição que concede esses serviços e muitos outros em benefício do idoso e de uma estadia prazerosa.
Como posso encontrar o lar certo?
Às vezes, encontrar o lar de idosos certo leva tempo. Por isso, é importante começar a procurar um residencial de repouso adequada buscando avaliar os prós e os contras ofertados.
Considere que, muitas vezes, há longos períodos de espera por acomodações disponíveis. Então, planejar com antecedência também pode facilitar muito a transição da mudança para um lar de idosos.
Além de avaliar valores, pense nas vantagens que seus entes queridos terão e como serão bem tratados em um ambiente limpo, tranquilo e com total assistência.
Gostou das dicas do artigo? Continue acompanhando as novidades no blog do Residencial Morada Primavera e venha nos conhecer!