Como a Terapia Ocupacional para idosos resgata a autonomia na terceira idade?

Terapia Ocupacional para idosos

A terapia ocupacional inclui diferentes tratamentos e atividades que ajudam na melhoria da qualidade de vida de crianças, idosos e demais pessoas com dificuldades ou deficiências. A terapia ocupacional para idosos promove um envelhecimento mais saudável com base em atividades de reabilitação.

As técnicas e procedimentos utilizados na terapia ocupacional variam de acordo com as necessidades de cada paciente. Mas todas as atividades têm um objetivo em comum: resgatar a autonomia nas rotinas diárias, que vai sendo perdida ao longo dos anos com a chegada de certas condições incapacitantes.

Confira neste artigo os benefícios proporcionados pela terapia ocupacional aos idosos!

Terapia ocupacional para idosos ajuda a desenvolver habilidades

O processo de envelhecimento causa uma série de consequências que comprometem a capacidade funcional do corpo humano. Para alguns idosos, fazer pequenas atividades domésticas, subir escadas ou até mesmo alimentar-se sozinhos pode ser um grande desafio.

Mas é possível, por meio da terapia ocupacional, recompor, desenvolver e reforçar capacidades funcionais, que incluem a fala e os movimentos corporais. Com atividades de estimulação das habilidades cognitivas e motoras, os idosos ganham mais autonomia e se tornam mais produtivos.

Benefícios da Terapia Ocupacional para idosos

O primeiro benefício da terapia é que ela pode ajudar a superar os desafios da rotina cotidiana, como tomar banho, vestir-se e alimentar-se. Além disso, as estratégias são desenvolvidas de forma a resolver problemas como dor crônica, artrite e outros problemas típicos do envelhecimento.

A terapia tem um impacto melhor na saúde mental e física das pessoas idosas. As técnicas e dispositivos educativos usados ​​durante a terapia promovem a longevidade, facilitam o estilo de vida mais saudável e fazem com que os idosos sintam a maior qualidade de vida.

A terapia também auxilia em outras questões:

– Adaptação do ambiente: Os terapeutas tornam a rotina dos idosos muito mais simples com uso de dispositivos adaptados e ambientes personalizadas para as necessidades do indivíduo mais velho.

– Os terapeutas ajudam a fornecer assistência na manutenção de um ambiente equipado com meios específicos que podem ajustar-se de acordo com as mudanças sensoriais relacionadas à idade e apoiam processos associados à aprendizagem de pessoas idosas.

– Prevenção de quedas: a terapia ocupacional ensina aos idosos (deficientes visuais, auditivos ou com outro tipo de deficiência) como permanecer ativos, aplicando várias técnicas e métodos para evitar quedas.

Terapia ocupacional com uso de atividades de recreação

A prática de atividades de recreação é importante para o processo de reabilitação física e mental dos idosos. O grupo da Terceira Idade que pode usufruir da estrutura de uma casa de repouso – como a Morada Primavera – normalmente passa por atividades que têm como objetivo trabalhar a memória e as habilidades motoras e cognitivas.

A melhora das competências físicas e emocionais é conseguida com atividades simples, que incluem dança, jogos de xadrez, dominó, bingo, palavras-cruzadas e baralho.

Essas atividades são desenvolvidas na Casa de Repouso Morada Primavera. Os idosos acompanhados pela nossa equipe de médicos, cuidados, nutricionistas e terapeutas são atendidos com terapia ocupacional, o que lhes oferece mais qualidade de vida e bem-estar!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!