Como aliviar as dores de artrite em idosos?

Artrite em idosos - Casa de repouso morada primavera

Com a idade mais avançada, alguns problemas de articulação surgem nos idosos devido à perda de massa óssea. Nessa fase da vida, é comum o surgimento de doenças como artrite, osteoartrite, dentre outros males. Consequentemente, tais enfermidades comprometem os movimentos e afetam a qualidade de vida de quem já está na Terceira Idade.

No entanto, os adultos mais velhos que se encontram nas clínicas para idosos recebem cuidados especiais. Neste artigo da Morada Primaveraclínica para idosos em SP – saberemos como a medicina e a fisioterapia ajudam os idosos a sentirem alívio nas dores causadas pela artrite.

Artrite em idosos: o que é esta doença?

A artrite é uma doença reumática bastante dolorosa, que pode surgir em qualquer idade. Contudo, especialmente nos idosos acima dos 65 anos, a artrite provoca uma dor debilitante, em alguns casos.

Além disso, esse problema ósseo pode afetar quase parte do corpo. Decerto, a dor que a artrite provoca pode durar horas ou dias. Nos casos mais graves da doença, ela pode se tornar uma condição crônica, exigindo cuidados maiores e assistência médica mais próxima do paciente.

Sinais de artrite no idoso

Além das dores articulares, os adultos mais velhos por vezes sentem sintomas que incluem:

  • Inchaço nas articulações
  • Rigidez articular
  • Sensibilidade ou dor ao tocar áreas como joelhos, cotovelos e dedos das mãos
  • Problemas em mover a articulação
  • Calor e vermelhidão nas articulações

Tipos de artrite sênior

Nem todos os casos de artrite correspondem à doenças da mesma natureza. Log, existem diferentes tipos de artrite, que requerem tratamentos específicos. Conheça os tipos de maior incidência os idosos:

Osteoartrite

Esta é a forma mais comum de artrite em idosos. Ela acontece quando a cartilagem se desgasta, causando dor e dificuldade nos movimentos. Nesse caso, os tratamentos abrangem a administração de paracetamol ou outros analgésicos.

Além disso, os idosos devem buscar manter-se dentro do peso ideal para não sobrecarregar as articulações. Ademais, tratamentos com fisioterapia oferecidos nas clínicas de repouso para idosos podem auxiliar. Nos casos mais graves, muitos pacientes recorrem à cirurgia para ter o alívio esperado.

Artrite reumatoide

Esta é uma doença auto-imune. Quando alguém sofre de artrite reumatoide, o corpo ataca o revestimento das articulações como se estivesse tentando protegê-lo contra o “ataque” de doenças. Sendo assim, a dor que os pacientes com artrite reumatoide experimentam é decorrente da inflamação nas articulações que esta condição provoca.

Para melhorar os sintomas, além de medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, os médicos em residenciais para idosos podem prescrever medicamentos antirreumáticos. Assim, esses medicamentos permitem retardar os danos causados ​​pela doença.

Tratamentos contra artrite feitos em clínica para idosos

É fato que cada tipo de artrite tem alguns tratamentos mais específicos. No entanto, existem algumas maneiras de amenizar o incômodo que a doença provoca. Nas clínicas e residências de idosos como a Morada Primavera (SP), os idosos com artrite passam por cuidados intensivos, que abrangem:

  • Exercício Diário – Uma forma de prevenir e tratar a rigidez e a dor nas articulações é mantê-las em movimento. Caminhar e fazer atividades físicas adequadas podem ajudar no processo;
  • Exercícios de fortalecimento –  Na Morada Primavera, os idosos têm à disposição uma equipe multidisciplinar, com fisioterapuetas e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais planejam atividades que promovem o fortalecimento muscular e a proteção das articulações.
  • Exercícios de amplitude de movimento – Atividades de lazer como a dança são exemplos de exercícios de amplitude. Porque ambos mantêm o idoso em movimento e melhoram a flexibilidade.

Portanto, se o seu ente idoso precisa de cuidados especiais, saiba que pode contar com a equipe do Morada Primavera!

Na Morada Primavera, nossos residentes têm uma estrutura completa, além de estarem em um ambiente tranquilo, amigável e confortável.

Marque uma visita para conhecer de perto o Morada Primavera!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!