Como combater e denunciar a violência contra o idoso?

esposa consolando seu marido por sofrer violência contra o idoso

A violência contra o idoso é cada vez mais frequentes no Brasil. Saiba como combater e denunciar essa covardia. Confira este artigo da Morada Primavera!

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos realizado no ano passado, durante 2018 houve um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra o idoso. 

Também, outro ponto que assusta é que na maioria dos casos essas agressões são feitas por filhos ou netos. 

Pois, muitos idosos por medo ou vergonha acabam não relatando essas agressões, por este motivo é importante que a população esteja atenta e pronta para combater e denunciar esse tipo de violência. 

Tipos de violência contra os idosos 

De fato, existem vários tipos de agressões aos idosos, tais como: 

Física

É a mais comum que consiste em beliscões, tapas, empurrões ou todo e qualquer ato que machuque o indivíduo fisicamente; 

Psicologia

Aqui são classificadas agressões como xingamentos, humilhação, desprezo entre outros; 

Negligência

Quando não cuidam do bem-estar do idoso como saúde, alimentação, ou não prestam socorro é considerado negligência; 

Econômico

Em alguns casos as pessoas se aproveitam da fragilidade do idoso para usufruir de bens econômicos do indivíduo o que é considerado um tipo de agressão. 

Como denunciar maus tratos? 

Felizmente, existem diversos órgãos que cuidam do idoso e que estão prontos para receber denúncias de maus tratos contra os idosos, caso você presencie. 

  • Disque 100: esse funciona 24 horas por dia, sete dias por semana; 
  • 190: número da polícia; 
  • #HumanizaRedes: O Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos é voltado para violações que ocorrem online; 

Maneiras de combater a violência contra o idoso

Neste caso os especialistas recomendam duas opções, sendo: 

Cuidados por familiares confiáveis

Se algum familiar se sentir preparado para cuidar de um idoso, pronto para atender todas as necessidades  e se responsabilizar por ele é uma ótima maneira de combater a violência; 

Profissionais

Este é o mais indicado, pois o idoso é cuidado por profissionais treinados e altamente capacitados. Aqui pode ser feito por alguém que fique na própria cada do individuo ou em um lar para idosos. 

Junho Violeta 

No último dia 15 de junho foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Um problema cada vez mais frequente no País e que poucas pessoas têm conhecido. 

Lar para idosos pronto para cuidar do seu ente querido

Certamentr, o Lar para idosos Morada Primavera conta um uma equipe altamente capacitada para cuidar e amparar os idosos. 

Então, caso você não se sinta preparado para cuidar diariamente do seu ente querido, deixe essa responsabilidade conosco. 

Entre em contato e saiba mais!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!