Como cuidar da saúde mental dos idosos durante a quarentena

idosa solitária sem a família e amigos na quarentena cuidando de sua saúde mental

A saúde mental dos idosos também merece atenção durante a quarentena devido a pandemia do COVID-19. Pois o isolamento pode gerar ansiedade e sentimento de solidão. 

Por isso, acompanhe com a Morada Primavera maneiras de ajudar a amenizar o estresse dos idosos nesta fase.

Desde janeiro de 2020 o mundo está sobre uma ameaça invisível se espalhou pelo mundo e chegou até ao nosso País.

Para evitar que o COVID-19 se dissemine ainda mais uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) é o isolamento social, essa medida é muito importante principalmente para a terceira idade, pois fazem parte do grupo de risco da doença. 

Porém, o isolamento social pode afetar o psicológico da terceira idade e por este motivo, além dos cuidados necessários para prevenir o contágio com a doença é necessário também voltar a atenção a saúde mental dos idosos durante esse período. 

O fato de estarem o tempo todo dentro de casa, sem a visita dos familiares (principalmente dos netos) com medo do contágio e sem saber quando tudo isso irá acabar, pode acarretar em um forte estresse mental, deixando-os mais ansiosos e solitários. 

Veja como cuidar do psicológico dos idosos no isolamento social:

Xô ociosidade!

Principalmente para aqueles que possuem uma vida mais ativa e agora precisam ficar em casa preencher o tempo do idoso é uma ótima ideia para que eles ocupem a mente

Aqui vale de tudo desde jogos até bordar, cozinhar, dançar etc. Caso o indivíduo tenha dificuldade na locomoção e more com mais pessoas, palavras cruzadas e leitura também pode ser usada para passar o tempo. 

Estabeleça uma rotina

Durante esse período é fundamental que o idoso mantenha uma rotina que irá beneficiar não só a sua saúde mental, mas também a física. 

Para isso, o indivíduo precisa acordar todos os dias no mesmo horário, ter uma alimentação saudável e ter horário para dormir, não deixá-los ficar de pijama, incentivar eles a se arrumarem, etc. 

Além disso, ações como tomar um pouco de sol todos os dias e fazer exercícios ajuda o idoso a manter um psicológico sadio. 

Todas essas atividades contribuem para que o idoso não fique ansioso o que pode acarretar uma depressão. 

Evite o contato exagerado com notícias e informações

Estamos diante de uma pandemia e por este motivo todos os dias somos bombardeados com diversas notícias sobre o COVID-19. 

Esse contato exagerado com as notícias pode abalar a saúde mental do idoso, por isso o ideal é incentivá-lo a assistir outros programas como séries, novelas, filmes etc. 

Use a tecnologia a favor 

Que tal fazer uma chamada de vídeo para o idoso? Se ele não mora com os netos e filhos é importante que a família interaja com ele por meio da internet. 

Caso o idoso more com alguém e não saiba manusear um celular, peça para a pessoa ajudá-lo e faça uma chamada de vídeo. 

Demonstrações simples de afeto pode ajudar e muito a saúde mental no idoso durante esse período caótico em que estamos vivendo. 

Todos os cuidados necessários durante esta fase no asilo para idosos Morada Primavera!

O casa de repouso Morada Primavera possui uma equipe de profissionais altamente capacitados para cuidar da higiene e psicológico dos idosos não só durante a pandemia causada pelo Coronavírus. 

Se você está precisando de ajuda com o ente querido, entre em contato conosco e conheça nossas instalações!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!