Como cuidar da saúde mental dos idosos durante a quarentena

idosa solitária sem a família e amigos na quarentena cuidando de sua saúde mental

A saúde mental dos idosos também merece atenção durante a quarentena devido a pandemia do COVID-19. Pois o isolamento pode gerar ansiedade e sentimento de solidão. 

Por isso, acompanhe com a Morada Primavera maneiras de ajudar a amenizar o estresse dos idosos nesta fase.

Desde janeiro de 2020 o mundo está sobre uma ameaça invisível se espalhou pelo mundo e chegou até ao nosso País.

Para evitar que o COVID-19 se dissemine ainda mais uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) é o isolamento social, essa medida é muito importante principalmente para a terceira idade, pois fazem parte do grupo de risco da doença. 

Porém, o isolamento social pode afetar o psicológico da terceira idade e por este motivo, além dos cuidados necessários para prevenir o contágio com a doença é necessário também voltar a atenção a saúde mental dos idosos durante esse período. 

O fato de estarem o tempo todo dentro de casa, sem a visita dos familiares (principalmente dos netos) com medo do contágio e sem saber quando tudo isso irá acabar, pode acarretar em um forte estresse mental, deixando-os mais ansiosos e solitários. 

Veja como cuidar do psicológico dos idosos no isolamento social:

Xô ociosidade!

Principalmente para aqueles que possuem uma vida mais ativa e agora precisam ficar em casa preencher o tempo do idoso é uma ótima ideia para que eles ocupem a mente

Aqui vale de tudo desde jogos até bordar, cozinhar, dançar etc. Caso o indivíduo tenha dificuldade na locomoção e more com mais pessoas, palavras cruzadas e leitura também pode ser usada para passar o tempo. 

Estabeleça uma rotina

Durante esse período é fundamental que o idoso mantenha uma rotina que irá beneficiar não só a sua saúde mental, mas também a física. 

Para isso, o indivíduo precisa acordar todos os dias no mesmo horário, ter uma alimentação saudável e ter horário para dormir, não deixá-los ficar de pijama, incentivar eles a se arrumarem, etc. 

Além disso, ações como tomar um pouco de sol todos os dias e fazer exercícios ajuda o idoso a manter um psicológico sadio. 

Todas essas atividades contribuem para que o idoso não fique ansioso o que pode acarretar uma depressão. 

Evite o contato exagerado com notícias e informações

Estamos diante de uma pandemia e por este motivo todos os dias somos bombardeados com diversas notícias sobre o COVID-19. 

Esse contato exagerado com as notícias pode abalar a saúde mental do idoso, por isso o ideal é incentivá-lo a assistir outros programas como séries, novelas, filmes etc. 

Use a tecnologia a favor 

Que tal fazer uma chamada de vídeo para o idoso? Se ele não mora com os netos e filhos é importante que a família interaja com ele por meio da internet. 

Caso o idoso more com alguém e não saiba manusear um celular, peça para a pessoa ajudá-lo e faça uma chamada de vídeo. 

Demonstrações simples de afeto pode ajudar e muito a saúde mental no idoso durante esse período caótico em que estamos vivendo. 

Todos os cuidados necessários durante esta fase no asilo para idosos Morada Primavera!

O casa de repouso Morada Primavera possui uma equipe de profissionais altamente capacitados para cuidar da higiene e psicológico dos idosos não só durante a pandemia causada pelo Coronavírus. 

Se você está precisando de ajuda com o ente querido, entre em contato conosco e conheça nossas instalações!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!