Como cuidar e manter uma boa alimentação na terceira idade?

Como cuidar e manter uma boa alimentação na terceira idade?

A presença de diversos problemas de saúde em um indivíduo é chamado de multimorbidade, como por exemplo, diabetes, problemas no coração e até mesmo a depressão. E a fim de prevenir problemas futuros, separamos neste artigo dicas para cuidar e manter uma boa alimentação na terceira idade.

Você sabia que um estudo recém realizado na Inglaterra sobre a multimorbidade foi observado que mais de 50% dos indivíduos acima de 65 anos apresentavam dois ou mais problemas de saúde?

No Brasil foi constatado que 67,8% possuem duas doenças e 47,1% mais de três. Entre as doenças relatadas às campeãs foram, hipertensão, coluna e colesterol.

Essas enfermidades muitas vezes crônicas podem estar atreladas a diversos fatores, como sedentarismo, genética, mas principalmente, alimentação.

Geralmente, quando uma pessoa não cuida da saúde em suas fases da vida, provavelmente a velhice será um pouco mais complicada e com chances de desenvolver algumas doenças.

Porém, é possível sim melhorar a qualidade de vida de um idoso, mesmo que no passado ele não tenha se cuidado e a mudança pode acontecer começando pela alimentação.

Como uma casa de repouso particular indica cuidados com a alimentação e controle de peso na terceira idade

Para um idoso aproveitar a terceira idade em forma e com qualidade, o primeiro passo é cuidar de sua alimentação. 

Na comida é possível encontrar diversos remédios naturais que ajudam o organismo de um idoso a funcionar normalmente. Estamos falando de alimentos como:

Fibras

É comum que o intestino de um idoso fique mais “preguiçoso” nessa fase da vida. Por isso, é importante o consumo de fibras, para que ele trabalhe normalmente. 

E também recomendável a ingestão de hortaliças, frutas e sementes, como por exemplo trigo e arroz integral;

Diminuição do sal

Não é segredo para ninguém que o sal em excesso pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão e inchaço. Para muitos idosos o sal é um verdadeiro veneno. 

Por isso é importante que a alimentação seja preparada com o mínimo de sal possível e com mais temperos e ervas;

Gorduras boas

Já o consumo de azeite de oliva, oleaginosas e sementes é fundamental para fortalecer o coração e prevenir doenças ligadas a ele. Além disso, a gordura boa ajuda também na memória e concentração.

Alimentação saudável com a Casa de Repouso Morada Primavera

A Casa de Repouso Morada Primavera oferece uma estrutura que dá mais qualidade de vida para um idoso.

Com um grande quadro de cuidadores por paciente, o seu ente querido terá o máximo de atenção, principalmente, na alimentação e saúde.

Quer saber mais sobre a estrutura que o Morada Primavera oferece? Entre em contato conosco!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

3 ideias de presentes para idosos

3 ideias de presentes para idosos

Para os idosos, é muito importante comemorar o seu aniversário, principalmente ao lado de familiares e amigos queridos. Porém, muitas pessoas ficam em dúvidas na

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!