Como cuidar e manter uma boa alimentação na terceira idade?

Como cuidar e manter uma boa alimentação na terceira idade?

A presença de diversos problemas de saúde em um indivíduo é chamado de multimorbidade, como por exemplo, diabetes, problemas no coração e até mesmo a depressão. E a fim de prevenir problemas futuros, separamos neste artigo dicas para cuidar e manter uma boa alimentação na terceira idade.

Você sabia que um estudo recém realizado na Inglaterra sobre a multimorbidade foi observado que mais de 50% dos indivíduos acima de 65 anos apresentavam dois ou mais problemas de saúde?

No Brasil foi constatado que 67,8% possuem duas doenças e 47,1% mais de três. Entre as doenças relatadas às campeãs foram, hipertensão, coluna e colesterol.

Essas enfermidades muitas vezes crônicas podem estar atreladas a diversos fatores, como sedentarismo, genética, mas principalmente, alimentação.

Geralmente, quando uma pessoa não cuida da saúde em suas fases da vida, provavelmente a velhice será um pouco mais complicada e com chances de desenvolver algumas doenças.

Porém, é possível sim melhorar a qualidade de vida de um idoso, mesmo que no passado ele não tenha se cuidado e a mudança pode acontecer começando pela alimentação.

Como uma casa de repouso particular indica cuidados com a alimentação e controle de peso na terceira idade

Para um idoso aproveitar a terceira idade em forma e com qualidade, o primeiro passo é cuidar de sua alimentação. 

Na comida é possível encontrar diversos remédios naturais que ajudam o organismo de um idoso a funcionar normalmente. Estamos falando de alimentos como:

Fibras

É comum que o intestino de um idoso fique mais “preguiçoso” nessa fase da vida. Por isso, é importante o consumo de fibras, para que ele trabalhe normalmente. 

E também recomendável a ingestão de hortaliças, frutas e sementes, como por exemplo trigo e arroz integral;

Diminuição do sal

Não é segredo para ninguém que o sal em excesso pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão e inchaço. Para muitos idosos o sal é um verdadeiro veneno. 

Por isso é importante que a alimentação seja preparada com o mínimo de sal possível e com mais temperos e ervas;

Gorduras boas

Já o consumo de azeite de oliva, oleaginosas e sementes é fundamental para fortalecer o coração e prevenir doenças ligadas a ele. Além disso, a gordura boa ajuda também na memória e concentração.

Alimentação saudável com a Casa de Repouso Morada Primavera

A Casa de Repouso Morada Primavera oferece uma estrutura que dá mais qualidade de vida para um idoso.

Com um grande quadro de cuidadores por paciente, o seu ente querido terá o máximo de atenção, principalmente, na alimentação e saúde.

Quer saber mais sobre a estrutura que o Morada Primavera oferece? Entre em contato conosco!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!