Como escolher uma casa de repouso para idosos?

Casa de Repouso

A população brasileira vive mais. Um estudo das Nações Unidas aponta que em 2041 a parcela de idosos no Brasil pode chegar a 23,5%, o que é uma boa notícia. Por outro lado, aumenta a preocupação em relação aos cuidados com essa população na terceira idade, exigindo um local especial para acomodá-los, como as casas de repouso.

Mas você sabe como acertar na escolha de uma boa casa de repouso para deixar seus pais, avós ou parentes idosos? Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas, justamente porque esperam contratar os serviços de um residencial que oferece os melhores cuidado e muito carinho a quem já está mais frágil.

Escolhendo um lar de idosos

Um lar de idosos como o Residencial Morada Primavera oferece uma ampla gama de serviços de saúde e cuidados pessoais para pessoas a partir dos 60 anos.  

Esses serviços normalmente incluem cuidados de enfermagem, supervisão 24 horas por dia, refeições balanceadas – planejadas por nutricionistas – e assistência às atividades cotidianas. Atividades de terapia ocupacional e atividades recreacionais também estão disponíveis para auxiliar os mais velhos a levar uma velhice mais saudável.

Algumas pessoas ficam em um lar de idosos por um curto período de tempo depois de estarem no hospital. Depois que eles se recuperam, voltar para casa ou ficam na companhia de filhos e outros parentes. No entanto, a maioria dos residentes em casas de repouso vive lá permanentemente porque têm condições físicas ou mentais que exigem cuidados e supervisão constantes.

Seja qual for o caso, o indicado é avaliar alguns aspectos antes de contratar uma clínica de repouso. Veja quais são:

Número de cuidadores disponíveis

De acordo com a Anvisa, o número de cuidadores casa de repouso ou uma instituição de longa permanência depende do grau de autonomia dos idosos. Pela Resolução RDC 283/2005, um residencial que tenha idosos mais dependentes precisa dispor de um cuidador para cada seis idosos.  

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância Sanitária da sua região. O órgão é responsável por fiscalizar os serviços e autorizar o funcionamento desse tipo de instituição de cuidados com os idosos.

Liberação de visitas

Se um lar de idosos não permite que você visite seu parente, desconfie. A convivência com os familiares é fator primordial para manter o conforto e a segurança dos mais velhos. Receber a visita de filhos, amigos e parentes fortalece a relação entre todos e promove a melhoria do estado de saúde do idoso. Por isso, sempre pergunte sobre os horários de visitação, que devem ser livres.

Cuidados com a alimentação

O bem-estar do idoso está relacionado também à qualidade da alimentação que ele recebe. O plano nutricional correto – incluindo seis refeições diárias – é aquele que é personalizado para as necessidades de cada adulto, considerando seus possíveis problemas de saúde. O acompanhamento de um nutricionista é uma norma que deve ser respeitada pelas casas de repouso para idosos.

Ficou alguma dúvida sobre os critérios a analisar na hora de selecionar o residencial de idosos mais apropriado? Continue acompanhando o blog do Residencial Morada Primavera e venha nos fazer uma visita!

O Residencial Morada Primavera oferece tranquilidade e qualidade de vida para idosos residentes em nosso espaço!

Fale conosco!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!