Como identificar e tratar Enfisema Pulmonar na Terceira Idade

Como identificar e tratar Enfisema Pulmonar na Terceira Idade

O processo de envelhecimento traz consigo diversas mudanças no corpo humano, afetando a pele, a memória e os órgãos, dentre eles, os pulmões. Assim, a função pulmonar também é reduzida, especialmente pela perda da elasticidade do tecido dos pulmões, ocasionando o enfisema pulmonar.  

A doença é complexa e pode se agravar se não diagnosticada e controlada no tempo certo. 

Por isso, é fundamental prestar atenção aos sintomas do enfisema em pessoas mais velhas, estejam elas em casa ou em um lar de idosos.

Para ajudar na percepção da doença, a Morada Primavera preparou este artigo, que vai esclarecer as principais dúvidas sobre o enfisema pulmonar na Terceira Idade. Confira!

Afinal o que é o enfisema pulmonar?

O enfisema pulmonar – ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – é umas principais enfermidades pulmonares que surgem na Terceira Idade. 

Em suma, é uma doença respiratória causada pela perda de elasticidade do tecido dos pulmões por conta da frequente exposição a agentes poluentes e ao tabaco. 

No DPOC, ocorre a destruição dos alvéolos, que são as estruturas pulmonares responsáveis pela troca de oxigênio.

De fato, a perda de elasticidade dos pulmões é algo gradativo, que se agrava nos idosos, gerando complicações de saúde mais graves em razão do envelhecimento do corpo. 

Alguns estudos sobre a doença apontam que a maioria dos casos é causada pelo tabagismo. 

E, embora o tratamento não possa reverter os danos nos pulmões, o alívio dos sintomas é um benefício, assim como a prevenção de ataques de bronquite.

Quais são os principais sintomas do enfisema nos idosos?

sintomas clássicos da doença que indicam se um idoso está ou não com os pulmões comprometidos. A maioria dos sintomas listados abaixo surgem após os 50 anos:  

  • Cansaço extremo;
  • Falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Dor ou sensação de aperto no peito;
  • Dedos das mãos e pés azulados;
  • Tosse persistente;
  • Aumento da produção de muco;
  • Susceptibilidade maior às infecções pulmonares.

O sintoma mais comum é a falta de ar, que piora com o passar do tempo. Inicialmente, esse sintoma surge quando a pessoa faz esforços intensos – caminhada, subir escadas, etc.  

Mas, já na fase mais avançada da doença, os sintomas aparecem até mesmo com o idoso em repouso. 

Como diagnosticar o enfisema? A doença tem cura?

Assim que percebidos os primeiros sintomas, deve-se procurar uma consulta com um médico pneumologista, que fará as avaliações iniciais. 

Então, exames como raio X do tórax ou tomografia computadorizada, por exemplo, podem ajudar na formação de um diagnóstico. 

Em outros casos, o especialista pode solicitar ao paciente alguns testes da função pulmonar, o que permite avaliar mais precisamente as trocas de oxigênio no pulmão. 

A doença não tem cura, mas, uma vez detectada, pode-se fazer o controle dos sintomas com uso de broncodilatadores e corticóides. 

Além disso, existe o tratamento com oxigenoterapia, um tratamento indicado para os casos mais avançados do enfisema, melhorando a liberação de oxigênio para os pulmões por meio de aparelhos de respiração.

Como prevenir o enfisema nos idosos?

A prevenção da doença, em verdade, deve ser feita durante toda a vida, evitando maus hábitos como o tabagismo. 

Além disso, o ideal é fazer exames preventivos de pulmão, de modo que qualquer alteração no órgão possa ser diagnosticada antecipadamente. 

Nas pessoas da Terceira Idade, é recomendado também que façam atividades físicas monitoradas, exercícios fisioterápicos e terapia auxiliar.

Por isso, o Residencial Morada Primavera conta com fisioterapuetas e terapeutas, além de uma estrutura completa para dar aos idosos mais conforto, segurança e cuidados médicos especiais na Terceira Idade.

Agende sua visita em nosso espaço e venha conhecer nossa equipe multidisciplinar!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!