Como identificar e tratar Enfisema Pulmonar na Terceira Idade

Como identificar e tratar Enfisema Pulmonar na Terceira Idade

O processo de envelhecimento traz consigo diversas mudanças no corpo humano, afetando a pele, a memória e os órgãos, dentre eles, os pulmões. Assim, a função pulmonar também é reduzida, especialmente pela perda da elasticidade do tecido dos pulmões, ocasionando o enfisema pulmonar.  

A doença é complexa e pode se agravar se não diagnosticada e controlada no tempo certo. 

Por isso, é fundamental prestar atenção aos sintomas do enfisema em pessoas mais velhas, estejam elas em casa ou em um lar de idosos.

Para ajudar na percepção da doença, a Morada Primavera preparou este artigo, que vai esclarecer as principais dúvidas sobre o enfisema pulmonar na Terceira Idade. Confira!

Afinal o que é o enfisema pulmonar?

O enfisema pulmonar – ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – é umas principais enfermidades pulmonares que surgem na Terceira Idade. 

Em suma, é uma doença respiratória causada pela perda de elasticidade do tecido dos pulmões por conta da frequente exposição a agentes poluentes e ao tabaco. 

No DPOC, ocorre a destruição dos alvéolos, que são as estruturas pulmonares responsáveis pela troca de oxigênio.

De fato, a perda de elasticidade dos pulmões é algo gradativo, que se agrava nos idosos, gerando complicações de saúde mais graves em razão do envelhecimento do corpo. 

Alguns estudos sobre a doença apontam que a maioria dos casos é causada pelo tabagismo. 

E, embora o tratamento não possa reverter os danos nos pulmões, o alívio dos sintomas é um benefício, assim como a prevenção de ataques de bronquite.

Quais são os principais sintomas do enfisema nos idosos?

sintomas clássicos da doença que indicam se um idoso está ou não com os pulmões comprometidos. A maioria dos sintomas listados abaixo surgem após os 50 anos:  

  • Cansaço extremo;
  • Falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Dor ou sensação de aperto no peito;
  • Dedos das mãos e pés azulados;
  • Tosse persistente;
  • Aumento da produção de muco;
  • Susceptibilidade maior às infecções pulmonares.

O sintoma mais comum é a falta de ar, que piora com o passar do tempo. Inicialmente, esse sintoma surge quando a pessoa faz esforços intensos – caminhada, subir escadas, etc.  

Mas, já na fase mais avançada da doença, os sintomas aparecem até mesmo com o idoso em repouso. 

Como diagnosticar o enfisema? A doença tem cura?

Assim que percebidos os primeiros sintomas, deve-se procurar uma consulta com um médico pneumologista, que fará as avaliações iniciais. 

Então, exames como raio X do tórax ou tomografia computadorizada, por exemplo, podem ajudar na formação de um diagnóstico. 

Em outros casos, o especialista pode solicitar ao paciente alguns testes da função pulmonar, o que permite avaliar mais precisamente as trocas de oxigênio no pulmão. 

A doença não tem cura, mas, uma vez detectada, pode-se fazer o controle dos sintomas com uso de broncodilatadores e corticóides. 

Além disso, existe o tratamento com oxigenoterapia, um tratamento indicado para os casos mais avançados do enfisema, melhorando a liberação de oxigênio para os pulmões por meio de aparelhos de respiração.

Como prevenir o enfisema nos idosos?

A prevenção da doença, em verdade, deve ser feita durante toda a vida, evitando maus hábitos como o tabagismo. 

Além disso, o ideal é fazer exames preventivos de pulmão, de modo que qualquer alteração no órgão possa ser diagnosticada antecipadamente. 

Nas pessoas da Terceira Idade, é recomendado também que façam atividades físicas monitoradas, exercícios fisioterápicos e terapia auxiliar.

Por isso, o Residencial Morada Primavera conta com fisioterapuetas e terapeutas, além de uma estrutura completa para dar aos idosos mais conforto, segurança e cuidados médicos especiais na Terceira Idade.

Agende sua visita em nosso espaço e venha conhecer nossa equipe multidisciplinar!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!