Como manter os idosos ativos com exercícios e atividades durante o isolamento

casal de idosos praticando exercícios dentro de casa

Fazer o idoso praticar exercícios e atividades durante o isolamento social pode trazer diversos benefícios. Saiba como mantê-los ativos, leia o artigo da Morada Primavera:

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) pessoas acima de 60 anos (idosos) fazem parte do grupo de risco do COVID-19 ou como é popularmente conhecido Coronavírus. 

Essa doença é de fácil contaminação onde apenas um indivíduo que testa positivo para o vírus consegue infectar mais três pessoas e assim em diante.

Para prevenir o contágio, a OMS e o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas fiquem em casa, principalmente os idosos, pois a contração do vírus pode ser fatal nessa faixa etária. 

Além disso, se todos houver um grande número de contaminação, faltam leitos nos hospitais. 

Por este motivo, manter os idosos em isolamento social é de extrema importância para eles e para a família. 

Porém, ficar em casa não é sinônimo de ficar parado, diversos especialistas recomendam que durante a quarentena os idosos mantenham uma rotina de exercícios e atividades para manter a saúde física e mental equilibrada. 

Exercícios recomendados aos idosos no isolamento social 

Praticar exercícios físicos na terceira idade é em qualquer circunstância e durante o isolamento social causado pela pandemia ele pode ser um grande aliado para aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e manter a saúde equilibrada. 

Veja alguns exercícios para serem feitos em casa:

Exercício 1

Sentado em uma cadeira com os pés no chão e com um cabo de vassoura na mão, faça o idoso erguer o cabo com os braços até a altura da cabeça (ou até onde conseguir). O ideal é realizá-lo em três séries de 10 com um minuto de descanso entre uma e outra; 

Exercício 2

Também com uma cadeira o idoso pode fazer duas séries com 10 repetições de sentar e levantar; 

Exercício 3

Sentado, coloque uma bola ou almofada entre as pernas no idoso e faça ele apertar, isso pode ser feito 10 vezes com um intervalo de 10 segundos; 

Exercício 4

Com segurança o idoso pode se apoiar no batente da porta e levantar e abaixar o calcanhar para fortalecer a panturrilha, também em três séries de 10 repetições;

Exercício 5

Se a residência do idoso tiver um quintal faça o caminhar todos os dias, se não houver é possível o movimentá-lo pela casa. 

É válido lembrar que essas atividades não são indicadas para idosos que possuem problemas de algum problema de locomoção, o ideal aqui é consultar um fisioterapeuta. 

Além dos exercícios físicos os idosos podem realizar outros tipos de tarefas, como: 

  • Cozinhar; 
  • Assistir filmes e séries; 
  • Cuidar das plantas; 
  • Fazer artesanato como bordado, crochê, tricô etc; 
  • Ler; 
  • Jogar palavras cruzadas, jogos de memória entre outros; 
  • Fazer vídeo chamada com os familiares e amigos. 

Exercícios e atividades voltados para a terceira idade na Morada Primavera!

Na Morada Primavera os idosos possuem uma rotina de exercícios e atividades elaboradas por profissionais experientes e dedicados que fazem o dia a dia dos idosos mais divertidos. 

Quer saber mais sobre como podemos cuidar do seu ente querido, fale conosco e apaixone-se pelo trabalho com os idosos, assim como nós!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!