Como a música pode ajudar o idoso?

Terapia Ocupacional

A terceira idade hoje conta com recursos que possibilitam minimização das dificuldades condicionadas a idade avançada. A terapia ocupacional para idosos e a música são exemplos desses recursos que contribuem de forma eficaz no tratamento dos desvios.

O que é a terapia ocupacional para idosos?

A terapia ocupacional para idosos está relacionada ao desempenho das atividades da terceira idade, onde existe dificuldade nas atividades cotidianas, os terapeutas conseguem elaborar métodos para que os idosos consigam superar suas limitações.

Os desvios podem ser uma situação transitória, um acidente, enfermidade ou podem estar vinculados a doenças degenerativas, por isso, a terapia ocupacional é capaz de melhorar quaisquer problemas, seja combatendo ou amenizando os quadros.

As atividades elaboradas pelo terapeuta serão no formato que ele considerar mais adequado. Existem diferentes naturezas, como laborais, artesanais, expressivas, artísticas, entre outras. Até mesmo atividades ligadas às adaptações dos ambientes de convívio e utensílios utilizados pelo idoso são criadas para o seu fortalecimento motor e cognitivo.

A música para idosos:

A música é muito utilizada com idosos devido ao seu poder tranquilizante e construtivo. Em diversas áreas ela é benéfica, como:

  • Na doença de Alzheimer e demência, alcançando  e trazendo a tona memórias do paciente. Ele é capaz de se conectar com características de sua identidade e com emoções que essas músicas lhe causam;
  • Idosos que tem contato com a música reduzem o nível de estresse, mudam o humor e passam a responder aos estímulos externos com mais serenidade (durante e após a música). As mais lentas, inclusive, tem efeito sedativo e melhoram o sono;
  • Através da música os idosos são capazes de expressar suas emoções com mais facilidade e isso é muito importante para que eles consigam lidar com sentimentos que muitas vezes estão contidos.

A música pode ser aplicada por meio de áudios terapêuticos, acompanhada de:

  • Movimentos corporais e instrumentos. Eles ajudam os idosos na concentração ao estímulo sonoro.
  • Trabalhando em cima da letra, estimulando a leitura e escrita;
  • Com imagens para estímulo visual  e essências para estímulos olfativos, para estimular a memória, entre tantas outras formas.

A música traz um leque de possibilidades em tratamento com idosos, tanto individualmente como em grupo, cuidando desde a cognição até questões mais profundas da sua essência. Através da observação de suas reações, o profissional poderá fazer avaliações  importantes do estado emocional, físico e mental dos pacientes. E, como se relacionam com o meio, as habilidades de comunicação e muito mais.

Como vimos, tanto a terapia ocupacional para idosos como a música são essenciais para que pessoas mais velhas tenham mais qualidade de vida, boas experiências e novas descobertas. Essas alternativas terapêuticas possibilitam que pessoas mais velhas  superem dificuldades e enxerguem sua vida de uma perspectiva mais positiva.

Na Morada Primavera você poder contar com terapia ocupacional e atividade recreativas. Há uma equipe de profissionais altamente qualificada para cuidar da saúde e bem-estar de cada morador.

Aqui você encontra toda infraestrutura e uma programação diária com atividades especialmente elaboradas da qual seu ente querido merece.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!