Como o videogame pode ajudar na rotina do idoso?

casal de idosos jogando videogame | Morada Primavera

Você sabia que o famoso videogame, amado por muitos jovens também ajudar na rotina e na memória do idoso? Dúvida? Então confira este artigo da Morada Primavera:

Muitas pessoas consideram que a prática de jogar videogame é apenas para pessoas mais novas entre crianças e adultos. E que pessoas idosas devem jogar coisas como dominós, baralho, palavra cruzada etc.

De fato, praticar jogos na terceira idade pode mesmo ajudá-los a terem uma rotina mais saudável e estimular a mente.

Porém, cada vez mais estudos têm revelado que o videogame também é um grande aliado dos idosos para ajudar na memória e prevenir o Alzheimer. 

Recentemente cientistas canadenses realizaram um estudo com 33 idosos (de 55 a 75 anos) para saber os reais efeitos do videogame na terceira idade.

Durante os estudos, as pessoas foram separadas em três grupos diferentes onde, o primeiro deveria jogar jogos 3D todos os dias durante meia hora.

Enquanto o segundo grupo teria aulas de pianos, uma vez que nunca tinham estudo o instrumento na vida e o terceiro não foi designado tarefa alguma, pois serviria de controle. 

Para isso, os estudos foram realizados durante seis meses e, após este período, foi constatado que o grupo que jogou videogame teve um aumento de memória de curto prazo e também da matéria cinzenta no hipocampo e no cerebelo. 

O outro grupo que tocou piano também apresentou um aumento da matéria cinzenta, porém, em proporções menores.

Já as pessoas que não fizeram nenhuma atividade apresentaram sinais de atrofia cerebrais. 

Outros benefícios do videogame na terceira idade 

Assim como esta pesquisa realizada no Canadá, diversos estudos apresentaram outros benefícios voltados para os idosos que começam a jogar videogame, voltadas para qualidade e bem-estar, tais como: 

Rotina mais feliz

É comum que ao envelhecer um indivíduo deixe de fazer algumas atividades que antes eram rotineiras, como resultado disso, o idoso acaba se sentindo depressivo e solitário. 

Com a prática de videogame a rotina passa a ser mais feliz, pois, estimula diversos fatores como, a atenção, memória, a competitividade, interação e coordenação motora. 

Exercício

Existem alguns jogos voltados para o esporte que pode ser praticado dentro de casa, com isso o idoso pode melhorar o seu condicionamento físico com exercícios moderados. 

Autoestima 

Uma das vontades dos idosos é se sentir jovem novamente e como o videogame é considerado algo jovem, estimulá-los a essa prática faz com que eles se sintam jovens e confiantes em suas capacidades novamente. 

Quais os videogames são indicados para os idosos? 

Para os especialistas os melhores videogames para a terceira idade são Nintendo Wii, Brain Fitness Program, Pong, entre outros. 

O neto que gosta de jogar também pode ajudar o idoso, assim, ele passará mais tempo com ele fazendo algo que os dois gostam. 

Qualidade de vida e bem-estar no residencial para idosos 

O Residencial para Idosos Morada Primavera está sempre ligada nas melhores práticas que envolvem o bem-estar e qualidade de vida dos idosos. Com uma equipe especializada em cuidados na terceira idade. 

Entre em contato conosco, agende uma visita e conheça nossa estrutura de perto, garantimos que você irá se surpreender!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!