Conheça 10 curiosidades sobre o AVC

Idosos com risco de AVC sentado em um banco na rua esperando o trem - casa de repouso em São Paulo

De acordo com o Ministério da Saúde a cada cinco minutos um brasileiro morre devido ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é a segunda maior causa de morte no Brasil ficando atrás apenas do infarto.

Na grande maioria das vezes o AVC pode ser evitado, mas devido a falta de informação faltam os cuidados necessários para evitar que ele aconteça.

A Associação Americana do Coração elaborou uma lista com informações importantes sobre esse problema aproveitando que nos Estados Unidos maio é o mês Nacional da Conscientização do AVC.

Cuidados e informações essenciais que você precisa ter sobre o AVC

Você sabia que em mais da metade dos casos de AVC o paciente não percebe que está tendo um derrame?

Quem opta pelo socorro são pessoas próximas que percebem a seriedade da situação e chamam as unidades de emergência.Ter alguém por perto pode evitar um mal ainda maior.

Os principais sintomas do AVC são:

  • Dificuldade de falar
  • Dores fortes de cabeça
  • Formigamento nos membros em um dos lados do corpo
  • Vertigem
  • Perda imediata da força
  • Dificuldade de caminhar

Além dos sintomas, também é importante dizer que:

  1. Existem mais de um tipo de AVC (isquêmico, hemorrágico e ataque isquêmico transitório), sendo que um deles, o isquêmico, é responsável por 87% dos casos.
  2. Quanto mais rápido o paciente tiver os cuidados necessários após o derrame mais chances de se recuperar ele terá.
  3. Cerca de 120 milhões de células cerebrais morrem por hora durante um AVC é como se o cérebro envelhecesse 3 anos em uma hora.
  4. Um a cada quatro pacientes que já teve AVC terá outro
  5. Caso a aspirina seja receitada pelo médico é de extrema importância não interromper o seu uso. O abandono desse medicamento pode causar um segundo Acidente Vascular Cerebral.
  6. O cérebro pode reaprender com mais facilidade durante os três primeiros meses após o AVC. Esse é um período muito importante para a recuperação do paciente e sua reabilitação.
  7. Cada vez mais o AVC tem atingido pessoas dos 30 a 40 anos. Acredita-se que talvez o estilo de vida desequilibrado seja o grande causador desse mal.
  8. A principal causa de um acidente vascular cerebral é a pressão alta. O aumento da pressão arterial dificulta a passagem do sangue nas artérias o que agrava ainda mais o risco de derrame.
  9. O segundo AVC geralmente é o mais agressivo
  10. Em torno de 80% dos casos podem ser evitados com boa alimentação e atividades físicas regulares.

Outras causas prováveis do AVC são o tabagismo, colesterol alto, estresse, sedentarismo, doenças cardíacas, histórico familiar, alcoolismo, entre outras práticas não saudáveis.

Combater os fatores de risco é o melhor remédio para não sofrer um derrame. Manter o corpo em movimento e ter uma alimentação saudável são as principais recomendações para evitar esse mal que atinge cada vez mais pessoas.

Conheça a Casa de Repouso Morada Primavera

Nossos hóspedes contam com uma infraestrutura totalmente preparada para atender suas necessidades.

Contamos com nutricionistas, enfermeiros e cuidadores, além de um médico geriatra pronto auxiliar em qualquer eventualidade tanto o morador quanto sua família.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos diferenciais e particularidades que fazem da Casa de Repouso Morada Primavera o lugar ideal para se morar na melhor idade.

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!