Conheça 4 Atividades para Idosos que fazem bem ao cérebro e corpo

Atividades para Idosos

Nunca é tarde demais para começar a cuidar do corpo e da mente. A prática de atividades para idosos pode prevenir doenças, aumentar a longevidade e melhorar o bem-estar físico e mental de quem já passou dos 60 anos.

O recomendado é que os idosos se exercitem por pelo menos 30 minutos, diariamente. Os exercícios podem incluir caminhadas, pedaladas, musculação e até atividades de maior impacto, dependendo das condições físicas do indivíduo.

Confira, neste artigo, as melhores atividades para idosos com a finalidade de ter um envelhecimento saudável.

Benefícios da atividade física para idosos

Estudos apontam que, em comparação com homens e mulheres menos ativos, os adultos mais velhos que são fisicamente ativos têm menores taxas de mortalidade em função de doenças coronarianas, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e câncer de mama.

Os indivíduos da Terceira Idade que praticam atividades regularmente apresentam maior nível de aptidão cardiorrespiratória e muscular, além de mais massa corporal.

Ao fortalecer os músculos, eles estão mais protegidos de doenças como artrose e têm menos chances de fraturas nos ossos, em casos de queda. Aliás, até mesmo as chances de queda são reduzidas, uma vez que os exercícios melhoram o equilíbrio e a força.

4 Melhores atividades físicas para os idosos

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Para melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população, são recomendados alguns tipos de atividades, como veremos abaixo.

Hidroginástica

A hidroginástica promove um trabalho de força e equilíbrio, fortalecendo os músculos de quem tem mais idade. Este é um exercício de baixo impacto, haja vista que a água reduz o impacto dos movimentos.

Dança

A dança é uma atividade que proporciona prazer, diversão e movimenta o corpo, melhorando a coordenação. Além disso, é uma atividade que possibilita a socialização com outras pessoas de diversas faixas etárias.

Musculação

Estudos comprovam que os exercícios de musculação leves a moderados podem ajudar as pessoas a superar os efeitos incapacitantes da artrite. Isso acontece porque, à medida que os músculos se fortalecem, eles sustentam os ossos, as articulações e a cartilagem. Além disso, quando os ossos são colocados sob estresse, eles também se fortalecem e crescem.

Natação

Essa é uma atividade com baixo risco de lesão, assim como a hidroginástica. A natação trabalha com a musculatura de uma forma global, sendo perfeita também para promover melhorias no equilíbrio dos idosos.

Para os idosos que estão em casas de repouso, o ideal é que eles sejam incentivados à prática de exercícios físicos. O grupo da Terceira Idade deve passar por uma avaliação clínica, que vai ajudar a definir qual a melhor atividade para eles. No Residencial Morada Primavera, os idosos participam de atividades recreativas, que incluem a dança como uma atividade revigorante.

Venha conhecer de perto a Casa de Repouso Morada Primavera, um residencial com a estrutura completa para seu ente idoso ter uma ótima qualidade de vida!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!