Conheça algumas Brincadeiras para Idosos

Brincadeiras para Idosos

Especialistas costumam focar no bem estar físico quando se referem à saúde na terceira idade. Porém, esquecem-se que tão importante quanto é a saúde mental de idosos e idosas.

Por meio de atividades e dinâmicas, senhores e senhoras redescobrem o valor afetivo presente em pequenos gestos. A motivação é sempre tida como um dos principais fatores da qualidade de vida dos idosos — além de influir diretamente na vulnerabilidade a doenças.

Quando é chegada a terceira idade, normalmente há mais tempo livre para se dedicar a si próprio, e é isso o que a Casa de Repouso Morada Primavera faz ao prezar pela individualização de cada hóspede.

Significado das Brincadeiras para Idosos

Brincadeiras e atividades lúdicas promovem a coordenação motora e a integração social, além de estimular os sentidos. É importante ter em mente que tais dinâmicas precisam ser organizadas por profissionais, que levarão a condição física dos participantes em conta.

Jogos de Tabuleiro ou Atividades Físicas?

Muita gente prefere estimular idosos através de jogos de tabuleiros ou cartas. Além de desenvolverem o raciocínio e estimularem o cérebro, essas atividades reforçam laços sociais. Também têm a seu favor o fato de não mexerem com o corpo — normalmente sob alguma limitação física.

Mas as atividades físicas também são importantes e devem ser feitas, sempre de acordo com as condições de cada um.

A Casa de Repouso Morada Primavera conta com os serviços da terapeuta ocupacional Thaíse, responsável por bolar dinâmicas para hóspedes com limitações físicas e psicológicas, como hóspedes com Alzheimer.

Atividade: Música!

Uma dinâmica que não envolve muito esforço repetitivo é a música. Claro que é possível cantar sentado, sem sair do lugar. Mas quando o cantor e músico Maurício visita a Casa de repouso Morada Primavera, forma-se um pequeno sarau.

Todos os idosos e idosas da casa de repouso se revezam no microfone e se aplaudem mutuamente. A atividade gera afeto e significa o tempo para as pessoas envolvidas.

Foco das Atividades: Promover Integração

A maioria das dinâmicas tem como foco promover a integração entre os idosos. Isso costuma se dar com atividades que ajudem a quebrar as barreiras entre as pessoas, a quebrar o gelo.

Costumam ser privilegiados jogos de pergunta e resposta, que incentivem a interação e participação de todos. Trabalhos artesanais, que envolvem tesouras, colagens e a coordenação motora também devem ganhar destaque.

Casa de Repouso Morada Primavera

Convidamos você a fazer uma visita ao nosso Lar de Idosos.

Entre em contato conosco através do formulário ou telefone: (11) 3023-6825 | Endereço: Av. São Gualter, 1043 – Alto de Pinheiros. São Paulo, SP

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!