Conheça algumas dificuldades alimentares encontradas na terceira idade

habitos-alimentares-idoso

As mudanças fisiológicas oriundas do processo de envelhecimento podem surtir um efeito drástico na nutrição das pessoas idosas. Cada um desses problemas pode ser resolvido, desde que sejam diagnosticados da maneira correta e no tempo certo.

A Associação Brasileira de Casas de Repouso sugere que as clínicas de repouso sigam as instruções recomendadas para a nutrição dos idosos, de acordo com seu estado clínico e suas necessidades especiais.

Quando uma pessoa da Terceira Idade já apresenta sinais de debilidade física, é preciso analisar seu grau de desnutrição e adotar outras formas de alimentação, como a dieta enteral. Para que seja possível entender algumas das dificuldades alimentares encontradas na Terceira Idade, vamos listar as principais abaixo. Continue lendo post!

Principais problemas alimentares nos idosos

A dificuldade no momento da alimentação é uma das consequências do avanço da idade. Entre os principais distúrbios estão:

– Disfagia

Pigarros, tosse, engasgos constantes durante a refeição, dificuldade de mastigar e engolir, recusa do alimento e até a falta de apetite são sinais que muitas vezes passam despercebidos, mas podem indicar que os idosos sofrem de disfagia.

A disfagia, quando não diagnosticada e não tratada, pode levar a complicações ainda maiores. Um idoso com quadro de disfagia não tratada pode apresentar desnutrição, desidratação, e infecções respiratórios graves.

Esse distúrbio ocorre a partir de anormalidades no processo de deglutição, que já começa na mastigação. A perda da dentição, do tônus muscular do maxilar, bochechas e língua, o uso de próteses dentárias mal adaptadas e até doenças como AVC e câncer podem desencadear o problema, que pode ser tratado.

– Boca seca ou xerostomia

Em idade mais avançada, é comum que muitos idosos sintam a sensação da boca seca, um sintoma conhecido como xerostomia. Esse problema também pode afetar a capacidade de mastigação e deglutição dos alimentos. O ideal, nesse caso, é manter os adultos mais velhos sempre hidratados com a ingestão de água, suco de frutas ou chás, já que isso facilita a mastigação e a deglutição. Vale, inclusive, adicionar na dieta os os alimentos mais líquidos, como mingau e vitaminas de frutas, que garantem a absorção de cálcio e evitam a desidratação.

Clínicas de repouso ajudam idosos com problemas alimentares

Dependendo do estado clínico de saúde do idoso, manter o tratamento em casa, sem cuidados especiais e sem o auxílio de profissionais de saúde, pode complicar a situação do paciente. Nesse caso, o ideal é buscar o amparo das casas de repouso, que contam com profissionais qualificados para prover aos pacientes o atendimento adequado.

A clínica de repouso Morada Primavera, localizada em São Paulo, mantém um corpo clínico composto por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas e fonoaudiólogos, todos preparados para tratar os idosos de forma personalizada.

Deseja saber mais sobre a Casa de Repouso Morada Primavera?

Somos uma clínica de repouso para idosos localizada em São Paulo.

Venha conhecer nosso espaço!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!