A perda de massa muscular é um fator inevitável. O nosso corpo passa a perder massa muscular a partir dos 40 anos de idade e então essa perda se torna progressiva sendo irreversível e impossível de interromper.
Com o passar dos anos o nosso corpo tende a ficar mais lento e frágil, fazendo com que as atividades do dia a dia que eram tão simples se tornem cada vez mais difíceis de serem realizadas e muitas vezes os idosos passam a se isolar em casa com medo de se machucar ou por não conseguirem mais realizar tais atividades.
Com a fragilidade que acomete a terceira idade, alguns riscos são associadas a perda de massa muscular. Conheça a seguir.
Os riscos de envelhecer com pouca massa muscular
De acordo com uma pesquisa elaborada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo que analisou 839 homens e mulheres com 65 anos de idade ou mais, idosos com pouca massa muscular tendem a viver menos.
Os pesquisadores acompanharam o grupo de idosos por 4 anos e após esse período 15,8% dos participantes haviam morrido, sendo 42,3% por problemas cardiovasculares.
A pesquisa apontou que os participantes que morreram eram os que menos faziam atividades físicas e por esse motivo tinham menos massa muscular que o restante do grupo que estava sendo analisado.
A perda de massa muscular é conhecida como Sarcopenia e afeta 48% das pessoas acima dos 80 anos.
O quadro de Sarcopenia pode ser difícil de ser diagnosticado sem o acompanhamento médico devido ao aumento de peso na terceira idade.
Em casos onde há o aumento de massa gorda é difícil identificar a falta de massa magra (ou massa muscular), visto que o ganho de peso nessa fase da vida é muito comum tanto em homens quanto em mulheres.
As mulheres tendem a engordar o corpo como um todo e não apenas em uma região específica como os homens que tendem a ter uma maior concentração de gordura na barriga, mantendo os membros superiores e inferiores mais magros onde se torna possível identificar a perda de massa muscular.
A oscilação de hormônios nas mulheres pós-menopausa também contribui para a perda de massa muscular fazendo com que seja ainda mais necessária a prática de exercícios físicos onde se aplique força, além de manter uma alimentação rica em proteínas tanto para homens quanto para mulheres.
Acompanhamento profissional e a prática de exercícios diários
Fazer exercícios diariamente aliado a uma alimentação rica em proteínas contribui para o ganho de massa muscular, mas é preciso muito cuidado na prática de exercícios e na alimentação dos idosos.
Por esse motivo, a Casa de Repouso Morada Primavera conta com profissionais especializados tanto para a nutrição quanto para a recreação de seus hóspedes.
Aqui os idosos participam de atividades em grupo e são assistidos por cuidadores treinados e atentos às suas necessidades.
Nosso time conta com o acompanhamento de um nutricionista e os moradores apreciam de 6 refeições diárias devidamente sugeridas pelo profissional.
Entre em contato conosco e venha conhecer mais sobre a nossa casa!