Conheça os riscos de ter pouca massa muscular na terceira idade

perda de massa muscular

A perda de massa muscular é um fator inevitável. O nosso corpo passa a perder massa muscular a partir dos 40 anos de idade e então essa perda se torna progressiva sendo irreversível e impossível de interromper.

Com o passar dos anos o nosso corpo tende a ficar mais lento e frágil, fazendo com que as atividades do dia a dia que eram tão simples se tornem cada vez mais difíceis de serem realizadas e muitas vezes os idosos passam a se isolar em casa com medo de se machucar ou por não conseguirem mais realizar tais atividades. 

Com a fragilidade que acomete a terceira idade, alguns riscos são associadas a perda de massa muscular. Conheça a seguir.

Os riscos de envelhecer com pouca massa muscular

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo que analisou 839 homens e mulheres com 65 anos de idade ou mais, idosos com pouca massa muscular tendem a viver menos.

Os pesquisadores acompanharam o grupo de idosos por 4 anos e após esse período 15,8% dos participantes haviam morrido, sendo 42,3% por problemas cardiovasculares.

A pesquisa apontou que os participantes que morreram eram os que menos faziam atividades físicas e por esse motivo tinham menos massa muscular que o restante do grupo que estava sendo analisado.

A perda de massa muscular é conhecida como Sarcopenia e afeta 48% das pessoas acima dos 80 anos.

O quadro de Sarcopenia pode ser difícil de ser diagnosticado sem o acompanhamento médico devido ao aumento de peso na terceira idade

Em casos onde há o aumento de massa gorda é difícil identificar a falta de massa magra (ou massa muscular), visto que o ganho de peso nessa fase da vida é muito comum tanto em homens quanto em mulheres.

As mulheres tendem a engordar o corpo como um todo e não apenas em uma região específica como os homens que tendem a ter uma maior concentração de gordura na barriga, mantendo os membros superiores e inferiores mais magros onde se torna possível identificar a perda de massa muscular.

A oscilação de hormônios nas mulheres pós-menopausa também contribui para a perda de massa muscular fazendo com que seja ainda mais necessária a prática de exercícios físicos onde se aplique força, além de manter uma alimentação rica em proteínas tanto para homens quanto para mulheres.

Acompanhamento profissional e a prática de exercícios diários

Fazer exercícios diariamente aliado a uma alimentação rica em proteínas contribui para o ganho de massa muscular, mas é preciso muito cuidado na prática de exercícios e na alimentação dos idosos.

Por esse motivo, a Casa de Repouso Morada Primavera conta com profissionais especializados tanto para a nutrição quanto para a recreação de seus hóspedes.

Aqui os idosos participam de atividades em grupo e são assistidos por cuidadores treinados e atentos às suas necessidades.

Nosso time conta com o acompanhamento de um nutricionista e os moradores apreciam de 6 refeições diárias devidamente sugeridas pelo profissional.

Entre em contato conosco e venha conhecer mais sobre a nossa casa!

 

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!