Conheça os riscos de ter pouca massa muscular na terceira idade

perda de massa muscular

A perda de massa muscular é um fator inevitável. O nosso corpo passa a perder massa muscular a partir dos 40 anos de idade e então essa perda se torna progressiva sendo irreversível e impossível de interromper.

Com o passar dos anos o nosso corpo tende a ficar mais lento e frágil, fazendo com que as atividades do dia a dia que eram tão simples se tornem cada vez mais difíceis de serem realizadas e muitas vezes os idosos passam a se isolar em casa com medo de se machucar ou por não conseguirem mais realizar tais atividades. 

Com a fragilidade que acomete a terceira idade, alguns riscos são associadas a perda de massa muscular. Conheça a seguir.

Os riscos de envelhecer com pouca massa muscular

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo que analisou 839 homens e mulheres com 65 anos de idade ou mais, idosos com pouca massa muscular tendem a viver menos.

Os pesquisadores acompanharam o grupo de idosos por 4 anos e após esse período 15,8% dos participantes haviam morrido, sendo 42,3% por problemas cardiovasculares.

A pesquisa apontou que os participantes que morreram eram os que menos faziam atividades físicas e por esse motivo tinham menos massa muscular que o restante do grupo que estava sendo analisado.

A perda de massa muscular é conhecida como Sarcopenia e afeta 48% das pessoas acima dos 80 anos.

O quadro de Sarcopenia pode ser difícil de ser diagnosticado sem o acompanhamento médico devido ao aumento de peso na terceira idade

Em casos onde há o aumento de massa gorda é difícil identificar a falta de massa magra (ou massa muscular), visto que o ganho de peso nessa fase da vida é muito comum tanto em homens quanto em mulheres.

As mulheres tendem a engordar o corpo como um todo e não apenas em uma região específica como os homens que tendem a ter uma maior concentração de gordura na barriga, mantendo os membros superiores e inferiores mais magros onde se torna possível identificar a perda de massa muscular.

A oscilação de hormônios nas mulheres pós-menopausa também contribui para a perda de massa muscular fazendo com que seja ainda mais necessária a prática de exercícios físicos onde se aplique força, além de manter uma alimentação rica em proteínas tanto para homens quanto para mulheres.

Acompanhamento profissional e a prática de exercícios diários

Fazer exercícios diariamente aliado a uma alimentação rica em proteínas contribui para o ganho de massa muscular, mas é preciso muito cuidado na prática de exercícios e na alimentação dos idosos.

Por esse motivo, a Casa de Repouso Morada Primavera conta com profissionais especializados tanto para a nutrição quanto para a recreação de seus hóspedes.

Aqui os idosos participam de atividades em grupo e são assistidos por cuidadores treinados e atentos às suas necessidades.

Nosso time conta com o acompanhamento de um nutricionista e os moradores apreciam de 6 refeições diárias devidamente sugeridas pelo profissional.

Entre em contato conosco e venha conhecer mais sobre a nossa casa!

 

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!