Controle de peso: como parar com os excessos ajuda a melhorar a qualidade de vida

Controle de peso: como parar com os excessos ajuda a melhorar a qualidade de vida

Manter uma dieta balanceada e o corpo ativo com a prática de exercícios físicos é a maior recomendação médica dada nos consultórios mundo a fora para ter a qualidade de vida, e não é por acaso.

Com o ganho de peso, doenças como diabetes e hipertensão podem aparecer e interferir na qualidade de vida dos idoso, sem contar com a perda de mobilidade, a sarcopenia e a osteoporose que são associadas ao envelhecimento.

Envelhecer não é sinônimo de adoecer, mas pode ser se a pessoa não cuidar de sua alimentação ao longo da vida, principalmente ao chegar na terceira idade.

O controle de peso está relacionado a sua capacidade funcional e mobilidade, visto que o processo de limitação funcional progride rapidamente a partir dos 65 anos e pode ser agravada por disfunções patológicas. 

Controlar o peso evita que tais problemas aconteçam desnecessariamente e fazem com que o idoso tenha mais qualidade de vida.

Como controlar o peso e ter uma vida com qualidade

A receita mágica está na prática de exercícios regulares e numa alimentação saudável.

O ganho de músculos fortalece o corpo e auxilia na mobilidade, a perda de massa gorda auxilia no combate a diabetes tipo 2 e a sarcopenia.

Uma alimentação saudável e rica em cálcio evita que os ossos fiquem fracos e quebradiços com a osteoporose.

De acordo com a Dra. Kelem de Negreiros Cabral, geriatra no Hospital Sírio-Libanês aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. 

Depois dos 80 anos de idade, essa porcentagem pode chegar a 50%. Uma simples queda pode ser fatal para um idoso com os ossos frágeis e com uma musculatura enfraquecida.

Praticar exercícios pode auxiliar não somente em ganho de força e controle de peso, mas também auxilia no combate a perda de flexibilidade, depressão e ansiedade e na perda de equilíbrio.

Para pessoas na terceira idade são recomendados exercícios como:

  • Hidromassagem
  • Alongamento
  • Pilates
  • Caminhadas
  • Treinamento funcional
  • Dança

Todos esses exercícios devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional especializado para que não hajam fraturas e lesões causadas pelo excesso ou mal posicionamento.

Acompanhamento para a perda de peso em idosos

A Casa de Repouso Morada Primavera oferece todos os recursos necessários para que a vida seja mais ativa e tenha qualidade na terceira idade.

Para isso, contamos com o apoio de médico geriatra e nutricionista atentos ao tratamento ideal para cada hóspede individualmente.

Todos os dias trabalhamos com profissionais dedicados a recreação e terapia ocupacional que realizam exercícios de aprimoramento das capacidades cognitivas de nossos hóspedes.

Agende uma visita e venha conhecer mais sobre a Casa de Repouso Morada Primavera!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

fraldas geriátricas

Fralda geriátrica: saiba como usar da melhor forma.

As fraldas geriátricas são projetadas para idosos impossibilitados de executar autocuidado, seja por sofrer de incontinência urinária ou alguma limitação de mobilidade. Atualmente, as fraldas

Cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Toda e qualquer pessoa deve se consultar com um médico rotineiramente, e à medida que a terceira idade se aproxima, o envelhecimento cardiovascular avança. Logo,

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!