Controle de peso: como parar com os excessos ajuda a melhorar a qualidade de vida

Controle de peso: como parar com os excessos ajuda a melhorar a qualidade de vida

Manter uma dieta balanceada e o corpo ativo com a prática de exercícios físicos é a maior recomendação médica dada nos consultórios mundo a fora para ter a qualidade de vida, e não é por acaso.

Com o ganho de peso, doenças como diabetes e hipertensão podem aparecer e interferir na qualidade de vida dos idoso, sem contar com a perda de mobilidade, a sarcopenia e a osteoporose que são associadas ao envelhecimento.

Envelhecer não é sinônimo de adoecer, mas pode ser se a pessoa não cuidar de sua alimentação ao longo da vida, principalmente ao chegar na terceira idade.

O controle de peso está relacionado a sua capacidade funcional e mobilidade, visto que o processo de limitação funcional progride rapidamente a partir dos 65 anos e pode ser agravada por disfunções patológicas. 

Controlar o peso evita que tais problemas aconteçam desnecessariamente e fazem com que o idoso tenha mais qualidade de vida.

Como controlar o peso e ter uma vida com qualidade

A receita mágica está na prática de exercícios regulares e numa alimentação saudável.

O ganho de músculos fortalece o corpo e auxilia na mobilidade, a perda de massa gorda auxilia no combate a diabetes tipo 2 e a sarcopenia.

Uma alimentação saudável e rica em cálcio evita que os ossos fiquem fracos e quebradiços com a osteoporose.

De acordo com a Dra. Kelem de Negreiros Cabral, geriatra no Hospital Sírio-Libanês aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano. 

Depois dos 80 anos de idade, essa porcentagem pode chegar a 50%. Uma simples queda pode ser fatal para um idoso com os ossos frágeis e com uma musculatura enfraquecida.

Praticar exercícios pode auxiliar não somente em ganho de força e controle de peso, mas também auxilia no combate a perda de flexibilidade, depressão e ansiedade e na perda de equilíbrio.

Para pessoas na terceira idade são recomendados exercícios como:

  • Hidromassagem
  • Alongamento
  • Pilates
  • Caminhadas
  • Treinamento funcional
  • Dança

Todos esses exercícios devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional especializado para que não hajam fraturas e lesões causadas pelo excesso ou mal posicionamento.

Acompanhamento para a perda de peso em idosos

A Casa de Repouso Morada Primavera oferece todos os recursos necessários para que a vida seja mais ativa e tenha qualidade na terceira idade.

Para isso, contamos com o apoio de médico geriatra e nutricionista atentos ao tratamento ideal para cada hóspede individualmente.

Todos os dias trabalhamos com profissionais dedicados a recreação e terapia ocupacional que realizam exercícios de aprimoramento das capacidades cognitivas de nossos hóspedes.

Agende uma visita e venha conhecer mais sobre a Casa de Repouso Morada Primavera!

Casa de Repouso Morada Primavera

Casa de Repouso Morada Primavera

A nossa Morada Primavera é uma Casa de Repouso localizada em São Paulo, com estrutura pronta para receber seu familiar. Contamos com uma equipe profissional, qualificada e atenciosa para melhor atendê-lo. Temos Enfermagem 24h, Acompanhamento Médico, Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional

Conheça nossa casa de Repouso!

Veja também:

Fechar Menu
WhatsApp Agende sua visita!